![]() |
A declaração despertou interpretações no cenário político de São Luís. Estaria Flávio Dino afastando-se da responsabilidade política de contribuir pessoalmente com aliados e fortalecer seu grupo? Muitos apostam que não. Com a declaração, ele afasta a possibilidade de utilizar a máquina governista como uma ferramenta eleitoral – manobra comum nos governos anteriores -, mas terá sim suas preferências.
E ontem, seu partido, o PCdoB, afirmou que prefere a reeleição do prefeito Edivaldo Júnior. O dirigente municipal do PCdoB em São Luís, Haroldo Oliveira, confirma que os comunistas marcharão ao lado do atual prefeito. “Estamos juntos e vamos trabalhar para melhorar ainda mais o cenário político em busca de garantir sua reeleição”, comentou.
Segundo ele, o prefeito está em “processo de procura de partidos” (analisa um convite do PDT para filiação) e que a coligação independe da filiação partidária do gestor municipal. Ou seja, não importa em que partido Edivaldo Junior esteja, o PCdoB irá apoiá-lo.
Feito no início da campanha para a prefeitura em 2012, o convite para o PDT foi reiterado por lideranças no congresso da juventude do partido no último domingo (26). De acordo com o presidente estadual Julião Amin, o PDT aguarda posicionamento do prefeito e ainda não foi discutido entre os filiados se o apoio à reeleição de Edivaldo Holanda será mantido caso ele continue no PTC.
“Isso demonstra que Flávio Dino é governador dos 217 municípios maranhenses. Um governador eleito numa coligação com dez partidos e, se cada partido lançar uma candidatura, ele terá que apoiar todas”, diz Eliziane, comentando a declaração do governador. A deputada vem atuando em várias frentes para viabilizar a candidatura. Uma delas é uma possível fusão entre o PPS e PSB, que tem uma “possibilidade real” de acontecer.
Na semana passada, lideranças dos dois partidos se reuniram em São Paulo para discutir a união das siglas. No Maranhão, o PPS tem apenas a deputada em Brasília e um deputado estadual, Welington do Curso. Já o PSB elegeu o senador Roberto Rocha em 2014, o deputado federal Zé Reinaldo Tavares e tem ainda dois vereadores na Câmara Municipal de São Luís, Roberto Rocha Júnior e Osmar Filho. Na Assembleia Legislativa, tinha como representante Bira do Pindaré, que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.