Skip to content

AGORA LASCOU: PCdoB de Flávio Dino vai com Edivaldo nas eleições de 2016

Neto Cruz, 28 de abril de 2015
O dirigente municipal do PCdoB em São Luís, Haroldo Oliveira, confirma que os comunistas marcharão ao lado do atual prefeito

 

O Imparcial

 

 (Mauricio Alexandre/OIMP/D.A Press)
O quadro das eleições municipais de 2016 começa a ganhar novos contornos. O governador falou durante o Encontro Nacional da Juventude do PPS, realizado no último sábado, 25, e ratificou em uma rede social que a máquina do estado não irá interferir na disputa. “As eleições municipais do próximo ano ocorrerão em clima de total e inédita liberdade. Os Leões não lutarão para proteger prefeitos. Eu participarei das eleições municipais como militante político, em nome pessoal. O governo do estado não terá candidatos ‘oficiais’”, escreveu o governador no Twitter.

A declaração despertou interpretações no cenário político de São Luís. Estaria Flávio Dino afastando-se da responsabilidade política de contribuir pessoalmente com aliados e fortalecer seu grupo? Muitos apostam que não. Com a declaração, ele afasta a possibilidade de utilizar a máquina governista como uma ferramenta eleitoral – manobra comum nos governos anteriores -, mas terá sim suas preferências.

E ontem, seu partido, o PCdoB, afirmou que prefere a reeleição do prefeito Edivaldo Júnior. O dirigente municipal do PCdoB em São Luís, Haroldo Oliveira, confirma que os comunistas marcharão ao lado do atual prefeito. “Estamos juntos e vamos trabalhar para melhorar ainda mais o cenário político em busca de garantir sua reeleição”, comentou.
Segundo ele, o prefeito está em “processo de procura de partidos” (analisa um convite do PDT para filiação) e que a coligação independe da filiação partidária do gestor municipal. Ou seja, não importa em que partido Edivaldo Junior esteja, o PCdoB irá apoiá-lo.

Feito no início da campanha para a prefeitura em 2012, o convite para o PDT foi reiterado por lideranças no congresso da juventude do partido no último domingo (26). De acordo com o presidente estadual Julião Amin, o PDT aguarda posicionamento do prefeito e ainda não foi discutido entre os filiados se o apoio à reeleição de Edivaldo Holanda será mantido caso ele continue no PTC.

Eliziane Gama
A declaração do governador animou a deputada federal Eliziane Gama (PPS). Ela tenta emplacar o nome para concorrer ao Palácio de La Ravardière, no ano que vem, desde que desistiu de concorrer ao cargo de governador para apoiar Flávio Dino. E tem jogado o governador contra a parede, cobrando-lhe neutralidade nas eleições municipais, já que contribuiu com ele na sua eleição para o governo, ano passado. Diplomático, Dino não faz gestos contrários e mantém-se em sintonia também com a aliada do PPS.

“Isso demonstra que Flávio Dino é governador dos 217 municípios maranhenses. Um governador eleito numa coligação com dez partidos e, se cada partido lançar uma candidatura, ele terá que apoiar todas”, diz Eliziane, comentando a declaração do governador. A deputada vem atuando em várias frentes para viabilizar a candidatura. Uma delas é uma possível fusão entre o PPS e PSB, que tem uma “possibilidade real” de acontecer.

Na semana passada, lideranças dos dois partidos se reuniram em São Paulo para discutir a união das siglas. No Maranhão, o PPS tem apenas a deputada em Brasília e um deputado estadual, Welington do Curso. Já o PSB elegeu o senador Roberto Rocha em 2014, o deputado federal Zé Reinaldo Tavares e tem ainda dois vereadores na Câmara Municipal de São Luís, Roberto Rocha Júnior e Osmar Filho. Na Assembleia Legislativa, tinha como representante Bira do Pindaré, que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esporte

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Eliziane: Depoimentos deixam claro que dilapidadores da Petrobras agiram com rigor contra quis denunciar

29 de abril de 2015

A conclusão da deputada Eliziane Gama (PPS-MA), após participar dos depoimentos ocorridos nesta terça-feira (28) na CPI da Petrobras da Câmara, é de que os responsáveis pelo maior escândalo de corrupção na estatal usaram de toda a força para calar e afastar quem se dispusesse a questionar ações internas estranhas. …

Leia Mais

AUMENTO DA CONFIABILIDADE E INCENTIVOS DO GOVERNO FAZEM ABERTURA DE EMPRESAS BATER RECORDE NO MARANHÃO

14 de maio de 2015

O primeiro quadrimestre de 2015 teve o maior número de abertura de empresas na série histórica da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), desde que os resultados passaram a ser contabilizados. Os primeiros meses deste ano apresentaram criação de 9.096 empresas no estado, número superior a todos os registros desde 2010….

Leia Mais

Vereador Pedro Lucas pede cumprimento da Lei que regulamenta o piso salarial dos Agentes de Saúde de São Luís

27 de abril de 2015

      Por unanimidade, foi aprovado nesta segunda-feira (27), o Requerimento 176/2015 do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), para que seja cumprida a lei 12.994/2014, que regulamenta o pagamento do piso salarial dos Agentes Comunitários e de Endemias de São Luís. “Entendemos que todos os agentes precisam desse nivelamento…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • CURRAL ELEITORAL À BEIRA-MAR: de como o seguro-defeso virou moeda de corrupção no Maranhão
  • LINCHADOS E ESQUECIDOS! Afrânio e Jerder: quando a impunidade premia os assassinos
  • Foragido mais procurado da região, assassino de delegado é capturado em operação policial no interior do Maranhão
  • Pinga Fogo
  • Paço do Lumiar: Moto adulterada é apreendida em operação conjunta no Maiobão

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes