Política

PAÇO DO LUMIAR – A “debutante” Paula da Pindoba

16 de agosto de 2019

A Festa de 15 anos, também conhecida como festa de debutante, é um ritual super conhecido pela sociedade, em que as jovens se apresentam aos amigos e familiares em uma grande festa para celebrar essa transição.

De forma análoga, O Blog traz agora uma compilação dos 15 dias de gestão de Paula da Pindoba como prefeita do município, no caso Paula se apresentando para a sociedade luminense e “comemorar” feitos da transição de governo.

Senão, vejamos (…)

ESCOLA REFORMADA

No dia 6, foi entregue a reforma do Centro de Ensino de Tempo Integral Domingos Vieira Filho, no Maiobão, realizada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Escola Digna. A escola de tempo integral foi reformada, requalificada e ampliada, ganhando uma maior estrutura física e um amplo espaço pedagógico. A escola tem cerca de 1.000 alunos.
Na ocasião, a prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, fez questão de reforçar a parceria com o Governo do Estado. “A parceria com o governo continua. Quero agradecer o governador Flávio Dino pela reforma, que só vem melhorar as condições de ensino das crianças e adolescentes luminenses. Agora, iremos em busca de mais benefícios”, destacou a prefeita.

VALORIZAÇÃO DO ALUNADO LUMINENSE

No dia 7, a UEB Maria de Fátima Oliveira, na Estrada da Maioba, e a UEB Vila São José receberam novas mesas e cadeiras para professores, entregues pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Outras unidades de ensino também receberam o material e armários novos.

A UEB Vila São José recebeu 6 novas conjuntos de mesas e cadeiras para professores, bem como a UEB’s Conjunto Paranã, Girassol e José Carlos Costa Pereira. Já as UEB’s Alana Ludmila, Bandeira Tribuzi e Casa dos Conselhos receberam novos armários para guardar o material didático, administrativo e escolar.

Mais um ponto positivo para Paula que se demonstra preocupada com a educação luminense.

DIREITOS HUMANOS

Foi realizado no dia 7 o primeiro Curso de Agentes Populares de Direito (APDs), com o tema “Vidas Humanas Valem”. O evento foi organizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do município e a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. A programação começou às 9h e se estendeu até o fim da tarde, no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), no Maiobão.

“Eu vim dos movimentos sociais de produtores rurais. Tenho um carinho especial por estes cursos de formação de agentes populares, que serão responsáveis por repassar às comunidades ensinamento valiosos sobre direitos e dignidade. Estou muito feliz por poder participar deste momento com vocês”, destacou a prefeita.

ATENÇÃO AO EMPRESARIADO LUMINENSE

Durante o dia 8 de agosto, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) de Paço do Lumiar sediou uma reunião entre servidores do município, membros da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) e profissionais de tecnologia para tratar a respeito da integração de dados da junta comercial ao banco de informações do Sistema Tributário da Secretaria Municipal da Fazenda.

Isso demonstra que a gestão de Paula da Pindoba tem um olhar voltado aos empresários e empreendedores do município.

PARCERIA MP E EXECUTIVO

A prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Maria Paula Azevedo (SD), fez no dia 9 uma visita de cortesia à promotora Gabriela Brandão da Costa Tavernard, titular da 1ª Promotoria de Justiça do Município. Foi a primeira vez que um prefeito de Paço do Lumiar buscou espontaneamente o Ministério Público para pedir apoio e se colocar à disposição para prestar informações e esclarecimentos.

“Tomei a iniciativa de fazer esta visita de cortesia para colocar a gestão à disposição do Ministério Público para qualquer informação necessária e também para pedir celeridade nas investigações sobre o concurso de Paço do Lumiar. É um gesto de aproximação, pois queremos trabalhar em harmonia com a Promotoria”, explicou a prefeita Paula Azevedo.

EDUCAÇÃO EM 1º LUGAR

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a distribuição da alimentação escolar e começou a entregar o gás de cozinha, que estava em falta em diversas unidades de ensino do Município. As ações continuam ao longo desta semana.

Na primeira semana de gestão da prefeita em exercício, Maria Paula Azevedo (SD), diversas Unidades de Educação Básica (UEBs) foram atendidas com itens de alimentação, entre elas:

– UEB Geralda Melo (Cotovelo);

– UEB Olavo Melo (Pindoba);

– UEB José Raimundo Rubim (Sitio Grande);

– UEB Lourdes Barroqueiro (Porto do Mocajutuba);

– UEB YJuca Pirama (Araçagi);

– UEB Vila São José (Vila São José).

SAÚDE NA ESCOLA

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) está promovendo o Programa Saúde na Escola (PSE), com práticas voltadas para a saúde e educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino.

Pelo projeto, são realizadas palestras e ações em diversas áreas, trazendo melhorias na qualidade de vida da população e conscientização à comunidade. “É um projeto muito cativante com ações de saúde que contam com a participação ativa dos alunos. As informações passadas sobre a importância da higiene pessoal e com dicas para cuidar da saúde são muito importante e os alunos funcionam como agentes multiplicadores na sua comunidade”, observa a secretária municipal de Saúde, Soraya Santana.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Na tarde do dia 13 de agosto a prefeita em exercício, Maria Paula Azevedo Desterro, e o secretário municipal de Educação de Paço do Lumiar, Marcos Ferreira, se reuniram na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a convite do secretário Felipe Camarão e da adjunta Nádya Dutra, para celebração de uma parceria pedagógica para o município.

Com o objetivo de promover o ensino de qualidade e formar o estudante para o mercado de trabalho, foram firmados termos de cooperação entre o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), que ofertará cursos técnicos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Paço do Lumiar.

“É muito importante fechar parcerias que ajudem não só nossos jovens, mas também os adultos luminenses, a conseguir um trabalho, um emprego. O que o Município puder fazer nesse sentido de garantir um curso profissionalizante, vamos fazer”, destacou a prefeita Paula Azevedo.

MARCHA DAS MARGARIDAS

Primeira grande mobilização do segundo semestre de 2019, a Marcha das Margaridas levou 100 000 mulheres a Brasília, num sinal claro de resistência contra governo que, pela primeira vez desde o fim da ditadura, assume uma defesa clara e aberta dos grandes fazendeiros e proprietários de terra. Representando Paço do Lumiar, esteve presente a prefeita Paula da Pindoba.

AQUI