Blog do Neto Cruz entrevista o pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar Jota Pinto - Neto Cruz

Blog do Neto Cruz entrevista o pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar Jota Pinto

Avatar

O Blog do Neto Cruz iniciou nesta semana a publicação da série de entrevistas realizada pelo editor da página com os pré-candidatos a prefeito de São José de Ribamar.

Confira a seguir a entrevista completa com o pré-candidato Jota Pinto (Patriota):

– Neto Cruz: Jota Pinto, que razões levaram o senhor a colocar seu nome à disposição para disputar a prefeitura de São José de Ribamar?

– Jota Pinto:  Primeiro, agradecer a oportunidade de levar ao eleitorado, ao povo de Ribamar, algumas informações importantes. O que motivou, primeiro, é que nas últimas eleições disputadas para deputado estadual em 2010 eu fui o segundo mais votado [em São José de Ribamar] em 2014 o mais votado [em São José de Ribamar] e agora, recentemente, na última em 2018, um dos mais votados em Ribamar. As últimas eleições mostraram que o povo nos queria como deputado. Como deputado, a gente fez muito… Além de apresentar algumas proposições importantes a nível de requerimentos, indicações e de projetos de emenda para São José de Ribamar, para viabilizar melhorias em relação à área da saúde, educação e infraestrutura, na questão tanto do São João como do carnaval e fez também com que todas as vezes que nós tivemos um encontro ou alguma reunião com a população de Ribamar eles clamavam e me provocavam para que a gente colocasse nosso nome à disposição e eu sempre dizia para o povo de Ribamar que “eu não poderia ser candidato de mim mesmo, que eu só seria candidato se realmente tivesse o apoio de um grupo político, lógico e, principalmente, o apoio do povo de Ribamar”. Eu sinto que este momento é um momento importante. É o momento em que o povo clama para um nome novo. As pesquisas que chegaram até minha mão mostra que 86% da população [de São José de Ribamar] quer um e nome novo e eu não posso me furtar nem fugir de um momento desse. Se for da vontade do povo de Ribamar de nos escolher, a gente coloca o nome da gente à disposição do nosso partido, do grupo político que estamos construindo em Ribamar e se for da vontade de Deus e do povo de Ribamar nós vamos colocar, sim, nosso nome e vamos trabalhar para que possamos ter dias melhores para o povo de Ribamar.

– Neto Cruz: Quais as principais propostas que levará ao eleitor ribamarense?

– Jota Pinto: São José de Ribamar é a terceira maior cidade do estado do Maranhão e uma das mais importantes, cidade que tem alguns quesitos importantes como a questão forte do turismo. Podemos alavancar a economia de Ribamar fortalecendo o turismo. A questão da geração de emprego e renda que é uma das principais bandeiras que levantaremos. Geração de emprego e renda, geração de oportunidade para todos. Começar a inverter essa questão de Ribamar ser apenas uma “cidade-dormitório”. 80% do povo que trabalha praticamente 80% trabalha em São Luís ou em outros municípios e dorme Ribamar. Praticamente a vida ativa dessa pessoa é em outros municípios, por falta de oportunidades, de geração de emprego e renda. Segundo, trabalhar a questão da infraestrutura. O quê que faz uma pessoa morar no seu lar, amanhecer e acordar com um olhar feliz?! É você ter alguma infraestrutura, ruas asfaltadas, sistemas de esgotos, água na torneira, etc… Infelizmente, praticamente em 99,9% dos bairros é de uma infraestrutura em estado de calamidade, precisando urgentemente de de um “choque”. Na nossa visão empreendedora, nós queremos fazer isso mas também fazendo com que nisto possamos também gerar emprego e renda, aproveitando a mão de obra local.

– Neto Cruz: O que leva a acreditar que pode dar vencer as eleições em 2020?

– Jota Pinto: Primeiro, oficialmente nós não somos candidatos. Nós estamos colocando nosso nome à disposição, como eu disse anteriormente, “eu não posso ser candidato de mim mesmo”. Agora, somos pré-candidatos, mas isto vai depender muito do cenário político daqui praticamente até o final do ano. Nós estamos construindo essa unidade. A gente faz parte de um grupo político buscando outras pessoas para virem para esse grupo. Nós tivemos a iniciativa de criar “Aliança Ribamarense”, com diversos atores, de diversos segmentos, de diversos partidos políticos com objetivo de construir um grande projeto para Ribamar. Nós queremos discutir esse projeto não só com a pessoa de um partido, de dois ou de um segmento, mas nós queremos envolver a sociedade ribamarense para que possamos construir um projeto que seja bom para todas toda a cidade, para o povo de Ribamar.

– Neto Cruz: Sua pré-candidatura já conta com quais apoios?

– Jota Pinto: Tudo que eu faço na vida primeira coisa que eu peço é a mão de Deus. Nós temos o apoio de um boa parte da sociedade de Ribamar. A gente chega em São José de Ribamar e é recebido com carinho pelo povo tanto da Sede, como das Vilas, da zona rural… mas nós temos buscado apoio de diversas lideranças tanto comunitária, como é política, no campo social também e temos apoio de diversos partidos já – praticamente – e lideranças vindo para o apoio e esse apoio é importante para a construção desse projeto. São lideranças importantes. Não vou citar nomes porque éigual quando a gente vai contratar jogador de futebol: se você adianta o nome desse jogador, quando você vai fechar contrato o jogador já está no outro clube (riso). A gente tem muita gente e eu te garanto que a gente deva concluir esse trabalho que estamos fazendo da aliança, percorrendo todos os bairros, praticamente 5 bairros todo final de semana, quando devamos fechar até julho praticamente os 113 bairros percorrendo e consolidando 791 lideranças espalhadas em São José de Ribamar, dentro da “Aliança Ribamarense” e vão nos ajudar a apresentar um projeto para a sociedade para o povo de Ribamar que e possa consolidar os anseios daquilo que a população espera de um gestor. Espero que Deus nos dê a competência, a sabedoria, para conduzir esse processo da “Aliança” e que lá na frente a “Aliança” possa consolidar um nome e, se esse nome for o meu, eu quero trabalhar com o apoio de todos (as).

– Neto Cruz: Defina “Aliança Ribamarense”

– Jota Pinto: “Aliança” é um conjunto de pessoas, de lideranças que tiveram a ideia e sentando em uma noite, em uma reunião, decidiram construir algo que pudesse trabalhar um projeto para Ribamar e surgiu o nome da “Aliança Ribamarense”. É a junção de diversos segmentos tanto político, como empresarial, da área social, da área esportiva, da área cultural e de diversos elementos. Começou a se discutir qual seria o projeto que essas pessoas poderiam contribuir para São José de Ribamar, sem ver a questão de gestão atual ou do passado, mas de algo que pudéssemos trabalhar para construir um grande projeto aproveitando a qualidade de cada pessoa que estava nessa reunião, apresentando à sociedade algo que pudesse contribuir já nas eleições em 2020. Foi criada a “Aliança” por essas pessoas. Foi um grupo de praticamente 15 pessoas que começaram a criar “Aliança”. Hoje, já conta com mais ou menos com 300 pessoas e essas vêm trabalhando, onde vamos buscando outras liderança e, dentro desse cenário, cada pessoa da “Aliança” é responsável por um segmento: educação, saúde cultural, comunicação, pesca e buscando uma proposta que possa ser apresentada à sociedade e que essa sociedade também possa vir a opinar e participar dessa discussão. Então, a “Aliança Ribamarense” vem para contribuir, não só questão politicamente, mas contribuir com a sociedade apresentando uma proposta viável, uma proposta de geração de emprego e renda e uma proposta que possamos ter um município com qualidade de vida melhor para todos.

– Neto Cruz: Qual mensagem o Senhor gostaria de enviar ao povo ribamarense?

– Jota Pinto: Uma mensagem de otimismo. Que as pessoas tenham esperança… esperança em dias melhores. Que as pessoas possam vir participar de um debate para contribuir com o desenvolvimento da cidade, que possa vim a contribuir com dias melhores para cidade, pois temos uma cidade importante para o estado, uma cidade de povo trabalhador, de povo que tem uma tradição de ser um dos municípios com maior índice de pessoas religiosas. Que não percam a esperança. Tenho esperança e através da “Aliança Ribamarense” nós possamos dar uma grande contribuição à “Cidade Balneária” e que essas pessoas são nossos convidados para vir participar desse momento da “Aliança Ribamarense” e que nós possamos levar algo que possa transformar para melhor a cidade de São José de Ribamar.