Política

Eleições 2020 – Wellington do Curso e O Sonho de Ícaro

19 de novembro de 2018

Deputado Wellington (azul) e Jamys Gualhardo (laranja). Durante passeata na Rua Grande, em São Luís, nas eleições de 2014

O deputado estadual Wellington do Curso, reeleito para mais 4 anos de mandato na Casa do Povo (AL-MA), não esconde dos mais próximos o “tesão” em concorrer, em 2020, para prefeito de São Luís. WC tem legitimidade e, até o momento, chances virtuais para tal façanha.

Acontece que Wellington não pode esquecer do Sonho de Ícaro, personagem da mitologia grega. O atuante deputado precisar colocar numa balança o que pode levá-lo ao lugar que almeja alcançar.

Quem nunca sonhou em voar bem alto, como os pássaros? Ícaro realizou esse sonho, mas pagou um preço muito alto. Conheça agora a história do voo de Ícaro, esse trágico herói grego.

Ícaro era filho de Dédalo, o genial arquiteto e inventor que trabalhava para o Rei Minos, na Ilha de Creta. Foi Dédalo quem projetou o labirinto onde vivia o temível Minotauro, e foi também ele quem ensinou a Princesa Ariadne como ajudar Teseu a entrar e sair do labirinto sem se perder em seus corredores.

Depois que Teseu derrotou o Minotauro (essa história a gente conta outro dia…), Dédalo foi preso no labirinto, junto com seu filho, Ícaro.

Para conseguirem fugir, ele teve a ideia de construir asas feitas com penas de gaivotas coladas com cera de abelhas. E, como era um grande inventor, suas asas realmente funcionaram e os dois saíram voando do labirinto e fugiram de Creta.

Porém, ao sentir-se livre como um pássaro, voando pelos céus, Ícaro pensou que era tão poderoso quanto um deus e voou cada vez mais alto, sem ouvir os conselhos de seu pai, que alertava para o perigo de um voo tão ousado.

O castigo pela ousadia não demorou. Pouco a pouco, o calor do sol foi derretendo a cera e descolando as penas, desfazendo as asas. Sem poder ajudar o filho, Dédalo assistiu horrorizado enquanto Ícaro despencava das alturas até cair no mar Egeu, onde acabou se afogando.

Mas o sonho de voar como os pássaros não morreu junto com Ícaro, pelo contrário. Continuou a inspirar inventores tão geniais quanto o lendário Dédalo, entre eles Leonardo da Vinci e o brasileiro Santos-Dumont, o inventor do avião.

 

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI