Política

AGORA VAI – Ideia legislativa acaba com anuidade obrigatória de conselhos profissionais

31 de outubro de 2018

Uma sugestão popular em análise no Senado propõe acabar com a anuidade obrigatória paga aos conselhos profissionais. A ideia legislativa (SUG 28) foi apresentada pelo cidadão Renato de Freitas, do Distrito Federal, por meio do no Portal e-Cidadania.

Como recebeu o apoio de mais de 20 mil pessoas, a proposta foi encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) onde os senadores decidirão se ela será transformada em projeto de lei ou rejeitada.

A justificativa de Renato é que os conselhos regionais (de Engenharia, Química e Contabilidade, entre outros) cobram valores abusivos aos profissionais, que dependem do registro desses órgãos para exercer seu ofício. Ele pede a revogação de trechos da Lei 12.514, de 2011, que estabeleceu regras para a cobrança de anuidade.

A ideia foi publicada em março e alcançou os apoios necessários em julho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI