Política

Donald Trump dá os parabéns a Bolsonaro e assegura: “O Brasil e os Estados Unidos vão trabalhar em conjunto”

29 de outubro de 2018

Donald Trump utilizou o Twitter para informar que teve uma “boa conversa” com o novo presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, depois de este ter vencido a segunda volta das eleições de domingo contra Fernando Haddad por uma margem de dez pontos percentuais.

“Concordamos que o Brasil e os Estados Unidos vão trabalhar em conjunto no comércio, forças armadas e tudo o resto”, referiu o presidente dos Estados Unidos. E voltou a sublinhar: “Excelente chamada, dei-lhe os parabéns”.

Donald J. Trump

@realDonaldTrump

Had a very good conversation with the newly elected President of Brazil, Jair Bolsonaro, who won his race by a substantial margin. We agreed that Brazil and the United States will work closely together on Trade, Military and everything else! Excellent call, wished him congrats!

 

Ainda este domingo, Jair Bolsonaro, candidato do Partido Social Liberal (PSL) de extrema-direita, revelou que já tinha falado com Donald Trump ao telefone. Começou por dar a notícia num direto no Facebook, dizendo que o líder norte-americano lhe “desejou boa sorte” e que “foi um contacto bastante amigável”. De seguida, foi também ao Twitter falar da chamada  e referiu a mesma ideia que Trump abordou. “Manifestamos o desejo de aproximar ainda mais estas duas grandes nações e avançarmos no caminho da liberdade e da prosperidade”, sublinhou Bolsonaro.

Jair Bolsonaro 1️⃣7️⃣

@jairbolsonaro

Recebemos há pouco ligação do Presidente dos EUA, @realDonaldTrump nos parabenizando por esta eleição histórica! Manifestamos o desejo de aproximar ainda mais estas duas grande nações e avançarmos no caminho da liberdade e da prosperidade! 

Este domingo, Jair Bolsonaro venceu a segunda volta das eleições presidenciais do Brasil com 57.796.972 votos brasileiros (55,13%), contra 47.038.792 (44,87%) de votos atribuídos ao candidato de esquerda do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad.

Num dos três discursos que proferiu, Bolsonaro sublinhou que pretende “libertar o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais de viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos” e que “o Brasil deixará de estar apartado das nações mais desenvolvidas”. O candidato eleito prometeu ainda que vai procurar “relações com países que possam agregar valor económico e tecnológico aos produtos brasileiros”. “Recuperaremos o respeito internacional pelo nosso amado Brasil”, concluiu.

 

AQUI