Política

Festival Ribamar Literário será aberto nesta quinta-feira

16 de outubro de 2018

O I Festival Ribamar Literário, evento promovido pela Prefeitura de São José de Ribamar, será aberto oficialmente, nesta quinta-feira (18) e se estenderá até sexta-feira (19) no município.

Durante dois dias, o município vai se transformar na cidade das letras e do saber. Estudantes ribamarenses das redes municipal, estadual e privada de ensino, terão a oportunidade de conviver de perto com figuras ilustres da literatura maranhense e de desfrutar de uma vasta programação literária, que inclui palestras, sessões de cinema, apresentações de dança, teatro, lançamento de livros e muito mais.

A abertura oficial do Festival acontece nesta quinta-feira (18), às 9h, no Salão do Turismo, localizado próximo ao santuário religioso da cidade.

A programação do Festival Ribamar Literário, será desenvolvida de forma simultânea no Colégio Patronato, Salão do Turismo, nas Escolas Liceu Ribamarense I, (Vila Roseana Sarney), Liceu II, (Parque Jair), Escola Municipal Diomedes Pereira (bairro J. Câmara), Escola Municipal Parque Vitória, CEM Vieira, CAIC e IFMA. Na praça da Matriz serão promovidas feiras de livros e recitais de poesia durante os dias do evento.

O Festival chega oferecendo novidades ao público. Logo na abertura, a professora de português libanesa, radicada no Brasil, Dad Squarisi comanda a palestra de abertura juntamente com espetáculo literário, seguido de lançamento do livro “Rio das Balsas e das Paixões” de Alexandra Machado. Ainda na abertura do evento a presença de cerca de nove imortais da Academia Maranhense de Letras.

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, explicou que o objetivo do festival é oferecer ainda mais conhecimento a população e estimular os estudantes para o interesse pela leitura e assim aprimorar os estudos. “O Festival Ribamar de Literatura chega com o objetivo de desertar o interesse dos nossos jovens para a dinâmica da leitura, a prática diária da leitura que leva ao conhecimento”, disse o prefeito.

Durante a programação também serão realizadas oficinas, corrida literária, roda de leitura, encontro com vários escritores, a exemplo de Marly de Jesus Conceição, Sebastião Moreira, Benedito Buzar, Laura Amélia, Ceres Costa, Lourival Serejo, Joaquim Haickel e tantos outros de igual valor literário

A Praça da Matriz também será palco da feira de livros. No local, serão montadas bibliotecas móveis com exposição e stands de livros para todos os gostos.

A programação completa do evento poderá ser acessada nas redes sociais e no site da prefeitura (http://www.saojosederibamar.ma.gov.br)

AQUI