Política

Lei determina criação de Banco de Prótese Mamária

3 de setembro de 2018

Bárbara Soeiro tem lei que cria Banco de Prótese Mamária.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que se dividem e crescem descontroladamente. Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Quando não mata, a doença traz sérias consequências para elas, como a perda da mama por meio da mastectomia.

Esse tipo de câncer é o segundo mais diagnosticado nas mulheres do Maranhão. Cerca de 720 novos casos foram registrados no estado entre 2018-2019, segundo levantamento do Instituto do Câncer (Inca). Ainda de acordo com instituto, cerca de 1.500 novos casos do câncer de mama são esperados para os próximos dois anos no Maranhão.

No Brasil, apenas 20% das 92,5 mil mulheres que fizeram a cirurgia de mastectomia para tratamento do câncer de mama, fizeram a cirurgia para reconstruir o seio, entre os anos de 2008 e 2015, segundo o levantamento foi feito pela Sociedade Brasileira de Mastologia.
Na tentativa de aumentar o número de cirurgias de reconstrução de mama para mulheres mastectomizada, a vereadora Bárbara Soeiro (PSC) determinou a lei 341/14, que cria o Banco Municipal de Prótese Mamaria em São Luís. De acordo com o texto da lei, as próteses serão adquiridas por meio de um fundo formado por parcerias do público com as iniciativas
privadas.

Segundo Bárbara, o valor gerado pelo fundo também vai a ajudar o executivo municipal com a realização da cirurgia reparadora. A ideia é expandir essa lei para todo o estado do  aranhão. “São muitas mulheres mastectomizadas na fila para ter a chance de obter uma prótese. Essa situação causa sofrimento e muitas delas sofrem com a autoestima abalada e até depressão.

A parceria entre o público e privado deve ser realizada para que mulheres possam fazer a cirurgia reparadora e recuperar a dignidade de viver”, destacou a parlamentar. A defesa dos valores das mulheres por serem mulheres é a principal base
da atuação de Bárbara Soeiro na Câmara Municipal de São Luís

AQUI