Política

Fórum marca 30 anos de criação do Fundo Constitucional 

4 de julho de 2018

 

Presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim

Fortaleza, 4 de julho de 2018 – Durante a abertura do XXIV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que reúne autoridades, empresários e acadêmicos a partir de hoje, em Fortaleza, o presidente do BNB, Romildo Carneiro Rolim, destacou os dois pilares que historicamente têm posicionado a instituição na liderança de seu mercado: o crédito de longo prazo e o microcrédito.

Empresário Pedro Lima recebe comenda do BNB

 

Segundo ele, neste primeiro semestre, os investimentos do BNB na região já ultrapassam os R$ 16 bilhões, somando-se o crédito de longo prazo com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), há 30 anos operacionalizado exclusivamente pela instituição, com as operações do programa de microcrédito urbano, Crediamigo, que completa 20 anos e utiliza recursos internos.

 

“Todo esse montante tem sido aplicado respeitando-se elevados índices de conformidade e ética, o que contribui para o fortalecimento da missão desenvolvimentista do Banco do Nordeste”, afirmou o executivo.

Presidente do BNB, Romildo Rolim, entrega comenda a viúva e filha de Paes Andrade

A mesa de abertura do evento, que prossegue até amanhã, quinta-feira, 5 de julho, contou com participação do presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), Roberto Meurer, que ressaltou a grande sinergia e complementaridade entre ambas as instituições, uma vez que, em paralelo ao Fórum, também acontece o XXIII Encontro Regional de Economia.

 

Ainda pela manhã, houve a celebração do acordo de cooperação entre o Banco do Nordeste e o Ministério da Integração Nacional, visando a parceria entre o Programa de Desenvolvimento Territorial (BNB) e o Programa Rotas da Integração (Mint).

 

Comendas

 

O evento também marcou a entrega da Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional, que se destina a estimular e homenagear pessoas e instituições que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento do Nordeste do Brasil.

Na categoria empresarial, o agraciado foi Pedro Lima, líder do Grupo 3 Corações. “Nós temos vários fornecedores de crédito, mas temos um parceiro há mais de 20 anos, o Banco do Nordeste, motivo pelo qual me sinto muito lisonjeado e orgulhoso de receber esta comenda”, afirmou o empresário.

 

Os outros agraciados foram o ex-presidente do BNB, senador Mauro Benevides, na categoria Político-Institucional, e o deputado Paes de Andrade, in memorian, na mesma categoria. O senador Mauro Benevides, ao agradecer a comenda, rememorou a luta dos constituintes para conseguir incluir na constituição de 1988 o artigo que determinou a criação dos fundos constitucionais. A comenda de Paes de Andrade foi entregue à viúva Zilda Maria Martins Rodrigues de Andrade e à sua filha Mônica Oliveira.

AQUI