MORROS – Direito de resposta

Tempo de leitura: 5 minutos

Caro blogueiro, Neto Cruz, com base no art. 3, §2º da Lei 13.188/2015 e, em respeito à opinião pública e aos leitores do seu blog, esclarecemos o seguinte:

 

É lamentável que as informações postadas na sua página eletrônica, a respeito do aniversário de Morros, tenham sido feitas de forma descuidada e levianas.

É oportuno colocar o total desconhecimento por parte do blogueiro que a escreve. É preciso conhecer a história do município que completou no sábado (28), 120 anos de emancipação política. E para o qual fui eleito para o cargo Executivo e venho cumprindo há exatos 15 meses à frente da administração municipal de Morros.

Sobre o que foi dito sobre minha pessoa, não é, e nunca poderá remeter ao que verdadeiramente vem sendo feito no município-  trabalhar pela reconstrução de uma cidade completamente abandonada, e com vários problemas financeiros, e que não foram ocasionados pela minha gestão, portanto é mentirosa tal afirmação.

Minha gestão tem tomado todas as medidas para retomar e entregar obras que encontrei paralisadas, sanar dívidas junto ao governo federal para não deixar inadimplente o município, evitando o bloqueio das contas e recursos já tão escassos, promover parcerias com o Governo do Estado e iniciativa privada.

Assim, nesses 15 meses de gestão para seu conhecimento faço saber que já foram realizados:

1 – Conclusão e Inauguração do CRAS;

2 – Conclusão e Inauguração de uma Quadra Poliesportiva;

3 – 09 Pontes construídas, sendo 6 de trilhos;

4 – Abertura de estrada até o Povoado Patizal;

5 – Abertura de Estrada de Zacarilândia para Bananeira;

6 – Abertura de 46km de estrada de Bananeira até Buritizal dos Alcides;

7 – Recuperação quase 100 km estradas vicinais;

8 – Reforma e equipamento de 17 escolas da rede pública;

9 – Conclusão do Rodoshop (que em breve será inaugurado);

10 – Aquisição de 2 caminhonetas para a Polícia instalada em Morros (a Prefeitura está apoiando a polícia com a disponibilização de equipamento e estrutura física);

11 – Aquisição de 2 Caminhões e uma Caminhonete para dá suporte na Agricultura, através do Conleste;

12 – Recuperação da Van Odontológica que atende a população morruense diariamente;

13 – Contração de mais médicos para a ampliar a oferta dos atendimentos na saúde;

14 – Realização de Ações Sociais que, no ano passado, atendeu mais de 9.000 pessoas, e na primeira deste ano já atendeu mais de 600 pessoas;

15 – Em convênio com o Estado, foram colocados 5 km de asfalto nas principais ruas da sede; havendo mais 5km de pavimentação a ser realizada neste ano;

16 – Execução do Programa Cursinho Pré-vestibular (com recurso próprio) preparando 200 pessoas para o ENEM, Concursos e etc;

17 – Execução de Projetos com vistas à organização e desenvolvimento do Turismo em Morros;

18 – Em Construção, em convenio com o Governo do Estado, de uma Escola Digna no Povoado Boca do Campo.

19 – Manutenção da regularidade das políticas públicas executadas por meio das Secretarias Municipais.

20 – Realização da obra de drenagem na rua do Passeio em frente ao “Iezo”

21- Reparo em 47 bombas de água para os poços da zona rural, garantido água para todos.

22 -Recuperação da iluminação pública com a colocação de 2000 lâmpadas na sede e zona rural

23 -Limpeza de todas as ruas dos bairros: Conjunto União, Residencial Pedreiras, Vargem, Coelho, Campo de Aviação e rua do Matadouro.

24 – Levamos Energia elétrica para os povoados Brejo Velho, Centro Novo e Vila Antônio José .

25 – Estamos fazendo a regulamentação fundiária, o que está dando segurança jurídica aos proprietários de imóveis da sede.

26 – Parceria com o setor privado para a geração de emprego e qualificação profissional

Também já estamos promovendo o desenvolvimento e execução dos projetos:

1 – Instalação de uma usina móvel de asfalto em Morros (apoio do Dep. Federal João Marcelo);

2 – Urbanização da área do Una Grande (convenio com o Estado);

3 – Construção da Praça das Águas, da Avenida Beira Rio e do Portal da Cidade (convenio com o Estado);

4 – Transbordo dos resíduos sólidos do município para o Aterro da Titereara, em Rosário, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Região Metropolitana da Grande São Luís.

Débitos da Gestão anterior

Ainda cabe ressaltar, que recebemos o município devendo R$17.000.000,00 para o INSS, porém parcelamos dívida e o município está pagando regularmente.

Da Criação de Leis

Criamos, com o apoio da Câmara Municipal, 20 Leis com o propósito de ordenador, de modo jurídico e fiscal, o funcionamento da Prefeitura Municipal, dentre elas: Novo Código Tributário; Novo Código de Meio Ambiente; Plano Diretor; Leis para Regularização Fundiária; Lei para regulamentar a participação do Município no Fundo da Região Metropolitana da Grande São Luís, dentre outras, além ainda da promoção, organização e funcionamento de todos os Conselhos Municipais.

Portal Transparência:

1 – Segundo Diagnóstico da SECID, feito nos 13 Municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís, Morros está entre os três municípios a ter um portal online que melhor atende às Leis da Transparência de Acesso à Informação (ficando atrás apenas de Ribamar e São Luís).

Tenho submetido, com frequência, minhas ações políticas e movimentos ficais, à fiscalização do TCU, do TCE, da Câmara Municipal, etc.

Que se saiba também que já fui espontaneamente, cinco vezes à Câmara Municipal, prestar esclarecimentos acerca da gestão.

Diante ao cenário encontrado e hoje sendo transformado, o que se percebe concretamente não é a desilusão, pelo contrário, Morros agora pode construir sonhos e alimentar expectativas reais de dias melhores. O que não mais se admite no município, é o inconformismo político e antidemocrático, o que demonstra sim, a dificuldade em superar as perdas.

Por fim, na minha administração reafirmo o compromisso de continuar zelando por uma gestão profícuo, transparente e responsável com os recursos públicos que tem como única meta e objetivo, trabalhar pela reconstrução do município de Morros.

 

Sidrack Santos Feitosa

Prefeito de Morros.

Comentários

Comentários