Política

Espaço Empresa Fácil amplia serviços da Jucema com oferta de consultoria aos clientes do registro empresarial

22 de abril de 2018

Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, a expectativa é de que os empreendedores sejam acolhidos de forma objetiva, fácil e completa. (Foto: Divulgação)

Já está em pleno funcionamento o Espaço Empresa Fácil, ambiente criado pela Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) para atender os cidadãos que buscam pelos serviços de registro empresarial. O local fica no térreo da sede do órgão e conta com uma equipe técnica do sistema Empresa Fácil para prestar informações, analisar documentos protocolados e atender os Micro e Pequenos Empresários na abertura, alteração e baixa de empresas. Os assessores também estão aptos a fazer a emissão da Declaração Anual do Simples Nacional (DANS) e do Certificado de Condição do Empreendedor Individual (CCMEI).

Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, a expectativa é de que os empreendedores sejam acolhidos de forma objetiva, fácil e completa. “Esse é um projeto que vinha sendo amadurecido há algum tempo. A finalidade é incentivar a formalização de novos negócios e dar suporte aos que já estão em atividade. Estamos muito felizes com mais essa conquista que a Junta Comercial passa a disponibilizar para a população”, comemorou o presidente. A concretização do projeto soma-se a outras iniciativas implementadas pela Jucema desde o início de 2015 para desburocratizar os serviços por meio da total integração dos municípios à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim).

Atualmente, com todos os 217 municípios integrados à plataforma, o Maranhão ocupa lugar de destaque no ranking de integração da Receita Federal. Com o conceito A no relatório, o estado agora está em fase de consolidação do sistema nos municípios maranhenses com maior densidade empresarial. “Essa política de simplificação e integração dos processos de registro e legalização de empresas é imprescindível para estimular a formalização dos negócios. Esse é o compromisso que tem norteado todas as nossas ações desde o primeiro momento que assumimos o desafio de presidir a Jucema, que era conhecida como um órgão cartorial e muito burocrático”, explica Sérgio Sombra.

Na avaliação do coordenador da Redesim no Maranhão, Ítalo Lima, o Espaço Empresa Fácil corrobora com todas as iniciativas da Jucema para impulsar o empreendedorismo maranhense, e, consequentemente, para o desenvolvimento do estado. “Nosso compromisso é fazer com que o Empresa Fácil avance, e, nesse processo, o Espaço Empresa Fácil é mais uma estratégia no trabalho diário de simplificação da abertura de empresas no estado. É fundamental, exatamente porque é um estímulo àqueles que se dedicam a empreender”, reforçou.

AQUI