Política

JUCEMA – Coordenador da RedeSim apresenta avanços do sistema para classe empresarial

21 de setembro de 2017

Coordenador da RedeSim apresenta avanços do sistema para classe empresarial

Em processo de instalação nos 217 municípios maranhenses, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que no Maranhão recebeu o nome de Empresa Fácil, foi o tema da palestra proferida pelo coordenador do sistema no estado, Ricardo Diniz, na noite desta quarta-feira (13), durante reunião plenária da Associação Comercial do Maranhão (ACM).

O objetivo foi apresentar a evolução do número de cidades integradas à plataforma, iniciativa que está proporcionado ganhos de custo e de tempo aos empreendedores. Ricardo Diniz explicou que a expansão, que ocorre desde 2015, deu um salto este ano. Atualmente, a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) já contabiliza a adesão de 180 municípios ao Empresa Fácil.

Ricardo Diniz informou aos empresários que a expansão do programa está beneficiando mais de 227 mil empresas, o que corresponde a 93% da densidade investidora do estado. Segundo ele, a rapidez no incremento de municípios rendeu ao Maranhão o terceiro lugar no ranking de integração divulgado pela Receita Federal. O levantamento distribui os estados e Distrito Federal de acordo com o índice de integração com os órgãos responsáveis pelas etapas do processo de abertura, alteração e fechamento de empresas e pessoas jurídicas.

“Nossa meta é que, até o fim do ano, todos os 217 municípios disponham dessa ferramenta que simplifica os procedimentos relacionados ao registro mercantil. Acreditamos que essa é uma estratégia que atende uma das demandas mais urgentes dos empresários que é a redução da burocracia”, ressaltou Ricardo Diniz.

O coordenador do programa explicou que, antes do Empresa Fácil, os clientes que buscavam os serviços de registro empresarial enfrentavam uma verdadeira peregrinação pela Jucema e outros órgãos, entre os quais Receita Federal, Secretarias de Estado Fazenda (Sefaz) e Meio Ambiente (Sema), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. “Hoje, todos esses órgãos estão integrados e toda da tramitação é feita online. Isso elimina muitos custos e burocracia”.

Ao agradecer pela explanação, o vice-presidente da Associação Comercial, Fabrízio Duailibe, elogiou os avanços e destacou que Empresa Fácil é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de novos negócios.

Avanços

Durante a sua apresentação, Ricardo Diniz destacou o número de escritórios regionais e postos de atendimento inaugurados pela Jucema na gestão do presidente Sérgio Sombra. “Hoje é possível encontrar 35 unidades da Jucema, um avanço que contabiliza 21 unidades a mais que na gestão anterior”.

Ao fazer um quadro comparativo demonstrando os avanços para simplificar o registro empresarial, o coordenador da RedeSim destacou o Junta Digital, que permite processo totalmente digitalizado, incluindo registro, assinatura e arquivamento online. “Nossas ações estão todas direcionadas para oferecer as condições necessárias para que o empresário possa desenvolver seu empreendimento de forma rápida e segura. Nesse sentido, Empresa Fácil é uma grande ação que a Jucema tem desenvolvido para facilitar, desburocratizar e incentivar a atividade empresarial no Maranhão”, afirmou.

AQUI