Política

CARUTAPERA – Professores entram em greve; gestão pífia de André Dourado causa revolta em carutaperenses…

11 de agosto de 2017

Professores de Carutapera-Ma, iniciam Greve em decorrência da falta de diálogo da Gestão Municipal com o Sindicato que representa a categoria, SINTEP/CARU e pela forma como vem sendo tratados pela atual administração comandada pelo prefeito André Dourado. A Assembleia Geral do Sindicato-SINTEP/CARU, realizada no dia 1° de agosto que deflagrou a grve, foi marcada pela insatisfação dos professores da Rede Municipal de Ensino, que demonstraram frustração diante do que tem ocorrido com a categoria neste ano de 2017.

Os professores apresentaram a proposta de que, 60% dos recursos do FUNDEB, que o Município receber a mais que a previsão já estabelecida para este ano, seja transformada em abono para a categoria. Pois, a classe abriu mão de pleitear o reajuste salarial, em decorrência da diminuição da previsão dos recursos deste ano em relação a 2016. O Prefeito André Dourado se nega a dar o reajuste e também o abono, da parte que ultrapassar a previsão do FUNDEB.

No início das discussões, o Prefeito concordou com essa proposta e depois, voltou atrás, causando grande descontentamento entre os professores que se sentem indignados com essa postura do Prefeito. Além do mais, a Prefeitura que tem demonstrado desprezo pela valorização da categoria. Este ano, ainda não concedeu nenhum benefício aos professores.

E um exemplo disso é o fato de que muitos professores deram entrada para receber as gratificações garantidas em lei, e nenhum deles ainda foi contemplado. O mais grave é que professores vivem um clima de terror implantado para intimidar e assim fazer com que ninguém se manifeste contra a administração do prefeito André Dourado.

Mesmo assim, hoje professores reuniram-se do Teatro da cidade e depois em caminhada foram até a Câmara de vereadores para entregar um ofício solicitando que o Legislativo interceda para o diálogo com o Poder Executivo.

A adesão dos professores a greve foi muito maior que o esperado, segundo o Sindicato da categoria. A grande participação na greve se deve ao fato de que há uma grande frustração com a atual administração municipal, que tem recebido críticas de todos nos setores da população carutaperense, nesses primeiros sete meses de gestão.

Professores devem mobilizar a comunidade para esclarecer os motivos da paralisação e relatam que há ameaças de retaliação aos profissionais da educação. Isso tem deixado a categoria ainda mais revoltada. Porém, mais motivada a lutar pelos seus direitos.

Seguem as imagens da greve:

AQUI