Jucema ofereceu serviços do Registro Mercantil na Caravana Empresarial

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Empreendedores do município de São João dos Patos contaram com diversos serviços oferecidos pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema) na primeira edição da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, iniciativa do Governo do Estado que visa dialogar e levar serviços aos empresários de diversos municípios maranhenses.

Organizada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), o evento reuniu, além da Jucema, as secretarias de Indústria e Comércio (SEINC), da Fazenda (SEFAZ), do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), da Segurança Pública (SSP), da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ).

Na abertura do encontro, o presidente da Junta Comercial, Sérgio Sombra, apresentou as ações do órgão para simplificar os serviços relacionados ao registro de empresas no Estado. Na explanação, o gestor enfatizou as facilidades do sistema Empresa Fácil e os benefícios que o programa tem proporcionado aos 121 municípios integrados. “O Empresa Fácil que já está implantado também em São João dos Patos tem contribuído de maneira muito significativa para o ambiente de negócios no Maranhão. A Jucema tem feito um trabalho intenso para desmitificar a visão de que abrir uma empresa, alterar ou encerrá-la é difícil e burocrático”, reforçou o presidente.

Sérgio Sombra também mostrou ao público os avanços no processo de descentralização das atividades da Junta Comercial conquistados com a instalação de escritórios regionais e diversos postos de atendimentos em 24 cidades estratégicas do Maranhão.  “Estamos pulverizando os nossos serviços porque entendemos que estar mais próximos dos empresários é uma estratégia que nos possibilita facilitar o atendimento e incentivar o empreendedorismo”, pontou o gestor.

Após a abertura oficial, a Caravana Empresarial prosseguiu no dia seguinte com a prestação de atendimento especializado das secretarias participantes. No espaço da Jucema, foi possível fazer abertura, alteração e baixa de empresa; emitir guias de pagamento, CNPJ e Certificado da Condição de MEI; Emissão de DARE e DARF; obter orientação sobre registro mercantil e fazer consulta de processos.

Outro grande atrativo da iniciativa foi o programa Juros Zero para estimular o empreendedorismo e a produção. Nele são disponibilizados créditos de até R$ 20 mil para os empresários a juros zero nas mensalidades para quem pagar as prestações em dia.

Até o mês de novembro a Caravana percorrerá as cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Estreito, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá e Timon.

Comentários

Comentários