Política

Caixa funciona neste sábado (18) para dúvidas de contas inativas do FGTS

18 de fevereiro de 2017
Cronograma de saque de contas inativas  (Foto: Arte/G1)Cronograma de saque de contas inativas do FGTS (Foto: Arte/G1)

 

Além de estender o horário de funcionamento durante a semana, a Caixa também pretende receber os contribuintes em quatro sábados, entre março e julho. Neste sábado (18), as agências ficam abertas das 9h às 15h para o esclarecimento de dúvidas, para regularização de cadastro dos trabalhadores e cadastramento de senha do Cartão do Cartão Cidadão..

O benefício foi liberado pelo Governo Federal após uma alteração na regra para saque. Antes, só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos. Com a mudança, passa a ter direito a sacar o dinheiro quem  tem saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015.

A conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa por causa da extinção ou rescisão do contrato de trabalho. Segundo a Caixa, na região toda, 472,7 mil pessoas mantêm contas inativas. O banco não informou o valor a ser injetado na economia local, mas em todo o estado de São Paulo são mais de R$ 19 bilhões.

O calendário com os meses para a retirada foi divulgado nesta terça-feira (13). O cronograma começa em 10 de março e termina em 31 de julho. O mês de saque depende da data de aniversário do contribuinte. Os nascidos entre janeiro e fevereiro vão fazer o saque em março, por exemplo.

Como sacar
O trabalhador, se quiser, poderá sacar todo o valor que tem na conta inativa. Com o Cartão Cidadão, poderá ser sacado até R$ 3 mil no caixa eletrônico, correspondentes bancários ou nas lotéricas. Valores superiores podem ser sacados no caixa, dentro da qualquer uma das agências da Caixa, quando o valor for liberado. Mesmo quem não tem o Cartão Cidadão também poderá sacar o dinheiro em qualqyer agência da Caixa munido de documentos pessoais, CTPS e nº do PIS.

Além disso, quem não tem conta na Caixa poderá optar por transferir os recursos do FGTS, de qualquer valor, para uma conta corrente ou conta poupança de qualquer outro banco, sem custo.

AQUI