Política

Eliziane diz que drogas e armas de fogo são responsáveis pelo aumento da violência

15 de fevereiro de 2017

 

A coordenadora da Comissão da Câmara dos Deputados sobre o consumo de drogas entre jovens, deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) participou na manhã desta quarta-feira (15) da divulgação do Mapa da Violência 2016, em Brasília. O evento foi promovido pela Secretária Nacional da Juventude e realizado na Câmara dos Deputados.

A parlamentar do PPS explicou que a união dos componentes drogas e armas de fogos contribuiu para o aumento da taxa dos homicídios.

“Os dados mostrados preocupam bastante, principalmente, se compararmos o Brasil com países em conflito armado. Os poderes da República precisam se unir e discutir que instrumentos devem utilizar para reduzir a violência”, enfatizou Eliziane.

Diante dos dados apresentados sobre homicídios no país, ela disse que vê com preocupação movimentos que pedem a revogação do Estatuto do Desarmamento.

O levantamento, consolidado pelo governo federal, mostra dados referentes aos últimos dez anos sobre homicídios por armas de fogo.

A taxa de mortes por este tipo de arma no brasil cresceu 23% na última década. No Maranhão, estes registros triplicaram entre 2004 e 2014. O número de mortes saltou de 355 para 1658, no período.

Eliziane lembrou que a maioria das vítimas é de jovens, além de envolver a população de baixa renda.

“Mais de 60 por cento destas mortes por arma de fogo são por pura banalidade. Precisamos sobretudo de uma avaliação sobre o que significa armar a população”, disse.

AQUI