Política

UFMA é a quarta instituição com maior número de inscritos no SiSU

13 de fevereiro de 2017

A Universidade teve 131.899 inscrições para 2.418 vagas

SÃO LUÍS – O Ministério da Educação (MEC) divulgou a relação das instituições mais procuradas no Sistema de Seleção Unificada 2017 (SiSU). Entre elas, a Universidade Federal do Maranhão que foi a quarta universidade mais procurada do País, com 131.899 inscritos.

De acordo com as informações do MEC, a UFMA está posicionada em 4º lugar, sucedendo as Universidades Federais de Minas Gerais (1° lugar), de Pernambuco (2° lugar) e do Ceará (3° lugar). Para essa edição do SISU, a UFMA teve 131.899 inscrições para 2.418 vagas disponibilizadas pela Instituição.

Dos 4,9 milhões de inscritos em todo o Brasil, aproximadamente 1,9 milhão foram para cursos de instituições localizadas na região do Nordeste, que abriram, juntas, 90.851 vagas (20,8 candidatos por vaga), a maior oferta no País, de um total de 237.840. Dos dez cursos que mais receberam inscrições, dois são da UFMA: Pedagogia (11.112 inscrições, 7° lugar) e Direito (10. 862 inscrições, 9° lugar).

O coordenador do curso de Pedagogia da UFMA, Carlos Dublante, acredita que a busca se dá pelo reflexo que o curso tem. Segundo ele, o curso de Pedagogia do câmpus de São Luís é considerado o 3º melhor curso de Pedagogia do Brasil e o melhor da região Nordeste. Além disso, o coordenador destacou a estrutura que o curso possui. “O curso possui um processo formativo amplo que possibilita ao aluno desenvolver atividades relacionadas tanto à docência quanto a pesquisa e gestão dos sistemas escolares”, contou.

Dublante também falou que o grande número de inscritos é gratificante e destaca a qualidade social do curso. “Esses números são muito significativos já que o curso de Pedagogia historicamente tem contribuído na formação de educadores no Estado”, disse.

Já o coordenador do curso de Direito da UFMA, Raimundo Nonato Campos, salientou que uma das preocupações do curso é mostrar aos estudantes que eles também são importantes para a instituição. “Nós sempre estamos em constante melhoria e temos orgulho em dizer que o curso de Direito da UFMA não possui retenção de alunos. Nosso principal objetivo é mostrar que nos importamos com a formação deles”, contou. Campos também destacou o reflexo do curso perante concursos, exame da OAB e estágios da área. “Os primeiros lugares são nossos e isso temos que nos orgulhar”, comemorou.

O responsável pelo SISU na UFMA, João Everton Cunha, afirmou que uma das medidas que auxiliam na busca pela Instituição é o fato de a UFMA não adotar notas mínimas para a concorrência. “A nota de corte é estabelecida por quem concorre. Há universidades que exigem uma nota mínima para que o aluno possa se candidatar. A UFMA exige apenas que o candidato não zere a prova. Com isso, qualquer pessoa que fez o Enem e não zerou a redação consegue se candidatar para uma vaga na UFMA”, destacou.

Ele lembra ainda que a nota de corte estabelecida impede que muitos candidatos sequer participem do processo, tornando assim, a UFMA bastante inclusiva com relação aos métodos adotados.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

AQUI