IMPERATRIZ – MPMA e Prefeitura discutem gestão integrada de segurança pública

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Imperatriz Reunião 2

Promotor de justiça e prefeito de Imperatriz debateram segurança pública

Em reunião realizada na última quinta-feira, 12, o titular da 2ª Promotoria de Justiça Criminal e diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Ossian Bezerra Pinho Filho, propôs ao prefeito Assis Ramos a criação e instalação de um Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública no Município.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal deve ser um local que congregue várias instituições das três esferas de governo para a discussão conjunta dos problemas de segurança pública da comunidade local, com o fim de estabelecerem planos, metas e estratégias para o enfrentamento da violência e da criminalidade, avançando-se na gestão por resultados.

Por meio da gestão integrada, busca-se realizar uma análise ampla do fenômeno da violência no município de Imperatriz, identificando os pontos críticos que facilitam a criminalidade, como áreas segregadas e contexto urbano (falta de iluminação pública, ausência de acesso das forças policiais, etc.). Com base nessas informações, é possível analisar o problema e planejar soluções com a contribuição de todas as instituições e, ainda, fomentar o apoio popular às ações traçadas.

Dessa forma, grande parte das ações necessárias para a prevenção e o combate à violência e à criminalidade está na gestão urbana, de competência municipal, embora seja tarefa dos Estados a prestação do serviço de segurança pública.

Em 2016, foram registrados 167 homicídios em Imperatriz, revelando um quadro de violência urbana crescente na segunda maior cidade do Maranhão.

Redação: CCOM-MPMA

Comentários

Comentários