Política

Tremor de terra no Piauí e Maranhão atingiu 4.7 na escala Richter

3 de janeiro de 2017

PORTAL AZ

O Observatório Sismológico da UnB informa que o tremor registrado foi, preliminar, de 4.7 na escala Richter, que vai até 10 graus. O tremor foi registrado em Teresina, Itapecuru Mirim (MA) e São Luis (MA). O obsevatório ainda está investigando as causas do abalo sísmico.

Para se ter ideia da dimensão territorial do sismo, a cidade de Itapecuru, onde também foi sentido, está distante de Teresina, 255KM em linha reta, o que pode apontar para um evento sismológico em grande parte do Piauí e Maranhão.

O fato aconteceu as 9h43. O epicentro foi no norte da cidade de Vargem Grande, no Maranhão, localizada a 230km de Teresina e 90km de São Luis. O observatório considera 4.7 uma magnitude alta em relação as já registradas no Estado.

Prédio do Tribunal de Contas do Maranhão evacuado

Prédio do Tribunal de Contas do Maranhão evacuado

Já o Centro de Sismologia da USP afirmou que o epicentro do terremoto ocorreu na cidade maranhense de Belagua.

O tremor também foi sentido em União e José de Freitas. Não houve nenhuma alteração em voos na capital. Ainda não foi há informações sobre as causas do tremor.

Defesa Civil já está no antigo prédio da Telemar onde funcionam diversas secretarias
Defesa Civil já está no antigo prédio da Telemar onde funcionam diversas secretarias
Abalo sísmico faz prédios tremerem e alarma população de toda Teresina
O Governo do Estado enviou uma nota afirmando que em decorrência do tremor de terra, o governador Wellington Dias acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e fez contato com a Secretaria Nacional de Defesa Civil. Em nota, ele afirma que a intenção é garantir a segurança da população e identificar o mais rápido possível as causas do abalo.

“Até o momento está tudo sob controle. Alguns prédios na cidade foram evacuados e não há registros de feridos ou vítimas. Vamos ainda fazer a avaliação sobre o ocorrido”, disse o major Veloso, do Corpo de Bombeiros.

O tremor foi sentido em diversos pontos da capital. Na sede dos Correios, localizado no centro de Teresina os funcionários deixaram o prédio temendo que ele desabasse. O fato ocorreu por volta das 10horas.

Uma funcionária dos Correios relata momentos de terror. “Ouvi um barulho alto e depois começou o tremor. O computador, o telefone, que estava em cima da mesa, nós ficamos abalados e saimos correndo para fora do prédio”, contou Izabel Tavares.

Moradores do edificio São João, localizado na Avenida Dom Severino relataram momentos de tensão. “Sensação muito ruim”, afirmou uma moradora.

O tremor foi sentido por pessoas que estavam em prédios altos. Há relatos do ocorrido também na cidade de São Luis no estado do Maranhão.

Até o momento o abalo foi sentido nos prédios da Secretaria do Meio Ambiente, na Delegacia do Trabalho, Secretaria de Fazenda, Aeroporto de Teresina, no prédio do Credshop, Ccom, ATI,CGE e Oi, todos os locais foram evacuados.

Ainda não há informações oficiais sobre ocorrido. Nem a intensidade do abalo.
Um pequeno tremor de terra foi sentido na cidade de São Luís, capital do Maranhão, por volta das 9h45. O abalo durou cerca de 15 segundos.

Já há relatos de pessoas que sentiram a terra tremer na Ponta do Farol, Ipase, Recanto dos Vinhais e no Calhau.

No Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão todos os funcionários evacuaram o prédio. Funcionários e contribuintes que estavam na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) também saíram às pressas do edifício.

Por volta das 10h chegaram relatos de Urbano Santos e Belagua.

AQUI