“Emagreça com Saúde”, por Ana Costa*

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Certamente você já ouviu falar que a forma mais rápida, saudável e duradoura para se perder peso está ligada a sua alimentação.

Exercícios físicos vão te ajudar a queimar gordura e deixar você com um corpo mais definido e bonito, mas a maior parte dos resultados são adquiridos através de uma alimentação balanceada e nutritiva.

Mas não precisa achar que por causa disso tem que seguir dietas chatas e sem graça, que vão fazer você desistir logo no começo.

Para emagrecer de forma saudável e natural é preciso que você saiba como nosso corpo acumula e queima gordura para que se tenha um bom entendimento de como funciona o seu corpo, exatamente por esse motivo é necessário a orientação de alguns profissionais ligado diretamente ao seu emagrecimento ,para se obter resultados focados no seu estado nutricional e objetivo especifico, um nutricionais , educador físico e endocrinologista poderá otimizar e escolher a melhor forma de emagrecimento.

Não existe uma dieta ou formula magica para o emagrecimento, oque muitas vezes funciona para um amigo não da certo para você, cada pessoa tem sua individualidade metabólica, preferencia alimentar e gasto energético diário. O segredo do emagrecimento está justamente no balanço energético, consumir menos calorias e gastar muito mais. Se você não sabe por onde começar a mudar sua alimentação para iniciar o emagrecimento vou relacionar algumas dicas que pode ajudar, lembrando, que um plano alimentar individualizado é a melhor opção.

1. Como já dito, não faça as dietas da moda ou dietas milagrosas que são baseadas em um único tipo de alimento ou nutriente.

2. Não tenha pressa. Você não precisa excluir um alimento que gosta da noite para o dia, diminua aos poucos até não sentir mais vontade.

3. Estipule horários para as refeições e o ideal é que sejam 5 a 6 vezes ao dia. Isto acelera o metabolismo e faz com que você coma menos.

4. Coma devagar e mastigue bem os alimentos, não coma de pé ou com pressa.

5. Evite alimentos industrializados, prefira alimentos frescos, são muito mais saudáveis.

6. Experimente alimentos naturais que ajudam a queimar gordura como linhaça, chia, quinoa, grão de bico, ervilha, feijões e arroz integral, canela, gengibre, pimenta.

7. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.

8. Modere no consumo de frutas, 1 ou 2 por dia, devido o excesso de frutose (açúcar da fruta).

9. Saiba combinar os alimentos, juntando os nutrientes como proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras, gorduras boas e minerais.

10. Prefira alimentos fonte de proteínas nos lanches, a alimentação com poucas horas de intervalo, rica em proteínas, contribui para o aumento da manutenção de massa muscular. É sempre aconselhável aliar o consumo de mais proteínas na sua dieta à pratica de atividade física .

Qual melhor exercício para o emagrecimento ?

E já sabemos que prática regular de exercícios físicos é comprovadamente eficaz para o emagrecimento. Porem o tamanho da perda de peso seja determinada também pelos aspectos dietéticos (sua dieta), o movimento humano dispara uma série de adaptações que potencializam a utilização metabólica de nossas reservas energéticas, tanto da glicose muscular quanto de gorduras do tecido adiposo. Muitos ainda se perguntam: Qual é o melhor exercício para emagrecer?

A resposta de muitos profissionais está ligada ao componente “gasto energético” que é consequência da modalidade. O que isso quer dizer? Significa que o melhor exercício para emagrecer é aquele em que “gasta-se ou queima-se” muitas calorias. Então, estabelecem uma relação energética como parâmetro ideal para a avaliação da eficácia e eficiência de uma prática de movimento corporal.

Tendo em vista essa linha de raciocínio, muitos apontam rapidamente para os exercícios ditos aeróbios como aqueles potencialmente capazes de promover maior gasto energético, maior perda de gordura e consequentemente maiores taxas de emagrecimento.

 

 

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