É preciso aprender a perder…

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Franco Guizzetti
 Terra

Observo em minhas consultorias de Feng Shui e sessões de coaching que muitas pessoas não prosperam ou não são vitoriosas na vida porque não aprenderam com as perdas do passado ou não aceitam as derrotas. Ninguém gosta de ser perdedor, mas essas pessoas ficam desorientadas, revoltadas e cegas quando perdem.

Com certeza não é fácil para ninguém levar um “tombo” na vida. Quem gosta de perder um bom emprego, perder um negócio ou um amor? Claro que ninguém gosta. Só que uma perda é como um ente querido que morreu. Há o trauma da perda. O luto. Mas depois a vida segue.

Quando somos derrotados é preciso com o tempo aceitar o fato. Quando se cai é preciso imediatamente aceitar o fato e se levantar. Quando é essa a atitude tomada, a vida continua e novas oportunidades, em breve, aparecem e se concretizam.

Mas é preciso aprender com as perdas para não errar mais e sofrer tanto.

Claro que quando a perda é muito grande, há quem não a aceite com facilidade. Além da derrota e da revolta contra tudo e contra todos o fato pode afetar a autoestima, a competência, as verdades pessoais e, dependendo da pessoa, há uma falta de entusiasmo, desmotivação e até depressão. Isto sem considerar o medo de se sentir inútil.

Mas a verdade é uma só: ou aprendemos com as perdas para sermos vitoriosos no futuro ou iremos ficar no passado chorando as perdas para resto da vida.

Reflita comigo: você já leu em algum lugar que “o criador inventou o universo e o homem para ser e viver perdendo”? Eu nunca vi “o criador” falar em “energia de derrota eterna”.
O que leio é bem ao contrário. Sempre escutamos ou lemos parábolas sobre a energia de prosperidade e vitórias. Essa energia se manifesta e age na cabeça das pessoas, ela irá se refletir no seu dia a dia e na sua vida como um todo.

Eu sempre falo para meus clientes que só trabalho com pessoas vitoriosas, prósperas e otimistas. Na minha opinião todos nós somos prósperos e vitoriosos. O que faz uma pessoa ser vitoriosa ou perdedora é o tipo de pensamento e atitudes que ela tem na vida pessoal e profissional.

Uma pessoa derrotada irá bloquear as vitórias e será eterna derrotada. Nós bloqueamos nossas mentes e a vida com uma série de crendices, desculpas, medos, valores, verdades e mentiras que existem há muito tempo e que são passadas de geração para geração. Essas crenças nos impregnam, bloqueando a energia de prosperidade que existe à nossa disposição no Universo.

Essas desculpas e energias ficam tão fortes em nossa cabeça que formam uma crosta que bloqueia nosso contato com energias de prosperidade e vitórias. Como não consigo entrar em contato com essa energia, fico sempre no mesmo patamar energético, parado e estagnado e crio um círculo vicioso que sempre me puxa para baixo.

É por isso que precisamos quebrar esse ciclo e desbloquear nossas energias e vida. E por onde devemos começar? Pela aceitação de que realmente perdemos. Aceitar como lição e partir para vida e viver como vitoriosos.

Pense bem: você não é filho do criador? E o criador não é a energia mais vitoriosa do universo? Claro que sim! Você só estava num estado “momentâneo de perda” porque esqueceu dessa verdade.

Por isto eu repito: aceite as perdas e lembre-se de que você é filho da energia mais próspera do universo. Em outras palavras: não tenha mais medo de prosperar e ser vitorioso na vida.

Lembre-se de que para ser vitorioso é preciso fazer vários testes e errar para lapidar nossa vitória constante.

Comentários

Comentários