Política

Vitória de Sydnei representa derrocada do coronelismo em Anajatuba

7 de outubro de 2016

 
Há quase 20 anos, em uma prática muito comum nos municípios nordestinos, à política em Anajatuba vinha sendo comandada por duas das mais tradicionais famílias, os Aragão e os Castelo Branco. No entanto, a vitória de Sydnei Pereira, no último dia 02, acabou por enterrar essa prática dos anais daquele município.
Homem de hábitos simples, oriundo de família humilde, Sydnei assumiu o comando do município há exatos 11 meses, em uma situação administrativa um tanto complicada, pois além de um desvio de quase R$15 milhões de reais, fato que ocasionou o afastamento e prisão do então prefeito, Helder Aragão e de alguns secretários, a crise política e financeira no País provocou, inevitavelmente, uma queda no repasse municipal, mas, apesar das intemperes, muito foi feito em um curto interregno de tempo, e o resultado nas urnas não podia ser diferente.
Com mais de 6.100 votos, logo após a divulgação do resultado, mais de 4 mil pessoas invadiram as ruas da cidade para comemorar a vitória de Sydnei. Desde então, o atual prefeito, reeleito pelos seus conterrâneos, vem sendo considerado um fenômeno na politica local.
O engraçado é que nem mesmo todas as armações orquestradas pelos adversários conseguiram alterar o resultado do pleito, o que era uma prática comum em outras épocas. Para termos ideia da polícia baixa e inconsequente dos adversários, em uma demonstração clara de desespero, o candidato Eduardo Castelo Branco mandou destruiu seu próprio carro, um pick up Hilux.
Certo de que esse episódio poderia mudar o resultado do pleito, fazendo-se de coitado, o candidato derrotado atribuiu tal anarquia aos aliados do candidato vitorioso. No entanto, tal fato serviu, apenas, para Eduardo Castelo Branco amargar mais um prejuízo, contudo, se ele usar um pouquinho de todo o recurso desviado de quando exerceu o cargo de secretário no município de Paço do Lumiar, conforme as dezenas de ações que responde por Improbidade naquela comarca, certamente, ele vai consertar o carro e, ainda, vai sobrar algumas centenas de milhares de reais.
Sydnei foi uma das dezenas de prefeito eleito que compõe a base do governador Flávio Dino.
 

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI