Política

Japonês da Federal é preso no Paraná

8 de junho de 2016

Newton Ishii, que se tornou popular por sua superexposição nas operações da Polícia Federal, protagoniza conto erótico.Newton Ishii, que se tornou popular por sua superexposição nas operações da Polícia Federal, protagoniza conto erótico. Foto: Geraldo Bubniak/Agência O Globo

Extra

O policial federal Newton Ishii, que ficou conhecido popularmente como o Japonês da Federal durante a Operação Lava Jato, foi preso nesta terça-feira, em Curitiba, no Paraná. O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, município situado a oeste do estado. As informações foram divulgadas pelo portal “G1”.

Ishii está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital, em Curitiba.Segundo o advogado do polícial federal, Oswaldo de Mello Junior, o agente foi condenado a quatro anos e dois meses, em 2003. Na ocasião, a Operação Sucuri apontou o envolvimento de policiais federais na entrada de contrabandos no país. Segundo o investigado, esses agentes facilitavam a entrada do material através da fronteira entre Foz do Iguaçu e o Paraguai.

“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso que nós tínhamos recorrido na semana passada sobre a condenação em Foz. Ao saber da expedição do mandado de prisão, meu cliente foi avisado e imediatamente se apresentou em Curitiba”, disse o advogado.

Ishii já cumpriu quatro meses da pena, período que isso será descontado da condenação total. A prisão será cumprida em regime semiaberto, de acordo com o advogado do agente.

Lava Jato
O nome do policial federal foi citado durante a gravação de uma ligação que levou o senador Delcídio Amaral à prisão. No registro, o político fez tratativas com o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, procurando um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Delcídio se refere a um policial como “japonês bonzinho”, que seria o responsável pela carceragem da PF, em Curitiba, e que estaria vazando informações do caso para revistas.
Famoso

Com o avanço da Operação Lava Jato, Ishii ficou cada vez mais famoso. Ele apareceu diversas vezes ao lado dee operadores financeiros, políticos, funcionários públicos e empreiteiros que foram presos.

No carnaval desta ano, ele virou tema de uma marchinha de carnaval com o refrão: “Ai meu Deus, me dei mal. Bateu a minha porta. O Japonês da Federal”.

Fonte: http://extra.globo.com/

AQUI