Política

Inscrições para o Enem 2016 terminam nesta sexta-feira

19 de maio de 2016
Inscrições para o Enem 2016 terminam nesta sexta-feira Maiara Bersch/Agencia RBS

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) têm até as 23h59min desta sexta-feira para fazer a inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) havia registrado mais de 5 milhões de inscritos até a tarde de quarta-feira. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 68, mas concluintes do Ensino Médio de escolas públicas não pagam, assim como aqueles que comprovarem baixa renda.

A inscrição é feita pelo site do Enem. O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade e informar um endereço de e-mail. O Inep, responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informados para se comunicar com o participante.

É também no momento da inscrição que se deve informar a necessidade de algum atendimento específico ou especializado e se o inscrito é sabatista. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), dislexia, déficit de atenção ou outra condição especial. O específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas. A inscrição no Enem 2016 só será confirmada após o pagamento da taxa. O prazo para isso é até as 21h59min do dia 25.

Exame é utilizado em programas nacionais

O estudante precisa declarar também se pretende utilizar o resultado do Enem para certificação do Ensino Médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia das provas do exame. A nota do Enem é usada na seleção de instituições públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas na rede privada, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e para vagas em cursos técnicos do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado é exigido no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

AQUI