Política

Helena Duailibe destaca o trabalho periódico de combate e controle ao Aedes aegypti

18 de abril de 2016

Prefeitura realiza combate ao mosquito Aedes aegypti com inspeções domiciliares e ações educativasPopulação e poder público unidos contra o Aedes aegypti. Esse é o foco da campanha “Todos na guerra contra o mosquito”, iniciativa da Prefeitura de São Luís para prevenção e controle do foco do transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. A atividade tem a participação dos profissionais da saúde e forte apoio da população. O prefeito Edivaldo enfatizou a importância da campanha e do engajamento popular. “Contamos com a população para vencermos esta batalha contra o mosquito. A atitude simples de cada um na eliminação de criadouros é de extrema importância para o êxito deste trabalho”, disse.

A campanha soma como reforço às atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O objetivo é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e impedir o avanço das doenças transmitidas por ele – dengue, chikungunya e Zika. A titular da Semus, Helena Duailibe, destaca o trabalho periódico de combate e controle a este vetor, desenvolvido pelas equipes, além do atendimento à população nas unidades de saúde do município. “Com estas mobilizações estamos reforçando as ações regulares e chamando todos a se envolverem nesta luta”, destacou.

VISITAÇÃO

De 29 de janeiro a 15 de abril, a atividade passou por 38 bairros. As equipes visitaram 43.566 imóveis, destes, 1.220 apresentaram focos do mosquito e um total de 10.275 foram alvos de tratamento. Nos imoveis encontrados fechados, a equipe retorna posteriormente para devidas verificações. “Vamos retornar a estes imóveis fechados, no cronograma do trabalho de rotina que realizamos, e então executar o trabalho. Caso estejam novamente fechados, vamos notificar”, ressaltou o coordenador do Programa Municipal da Dengue da Semus, Pedro Tavares.

Entre as atividades executadas durante as mobilizações da campanha estão visita domiciliar, visita em pontos estratégicos, tratamento químico com carro fumacê, recolhimento de bagulho volumoso e pneus. A última mobilização ocorreu no bairro Coroadinho e Bom Jesus, com aproximadamente 10 mil imóveis visitados pelos agentes de endemias. A campanha ‘Todos na guerra contra o mosquito’ tem a participação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). O prefeito Edivaldo lançou a campanha ‘Todos na guerra contra o mosquito’, em dezembro do ano passado.

TRABALHO EDUCATIVO

A campanha possui ainda um viés educativo. “Durante as mobilizações é realizado trabalho de conscientização e orientação à comunidade”, disse o Programa Municipal da Dengue da Semus, Pedro Tavares. O cronograma inclui palestras nas escolas, distribuição de panfletos e cartazes, orientação com uso de faixas e banners, e ainda demonstração das fases do Aedes aegypti, com laboratório de entomologia.

O coordenador pontuou ainda entre as atividades a abordagem aos moradores sobre prevenção e cuidados com os depósitos que acumulam água; e orientação sobre a correta remoção de depósitos que podem ser focos do mosquito.

AQUI