Política

Deputado Wellington destaca Projeto de Lei em defesa das pessoas com câncer e a importância da prevenção

1 de outubro de 2015

Na manhã desta quinta-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) destacou a importância da conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao se pronunciar, o parlamentar fez referência ao Outubro Rosa, evento internacional que tem em seu nome uma representação à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Na ocasião, Wellington também fez referência às proposições apresentadas por ele em defesa das pessoas com câncer, a exemplo do Projeto de Lei 160/2015 que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer.

“Trago à tribuna desta Casa o importante evento que almeja à conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama: o Outubro Rosa. Já apresentamos proposições em defesa das pessoas com câncer e inúmeras foram as visitas que realizamos ao Hospital do Câncer, o que nos fez conhecer ‘de perto’ a realidade das pessoas que convivem com o desafio de vencer tal doença. Ressalto assim não a simples prevenção e diagnóstico precoce, mas o zelo por aquilo que o ser humano possui de mais importante: a vida”, destacou o deputado.

Entenda o Projeto:
Estatuto da Pessoa com Câncer:
O principal objetivo do Estatuto é reunir e estabelecer as diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, proteger e resguardar o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com câncer, visando sua inclusão social e cidadania participativa plena e efetiva. O Estatuto prevê alguns “benefícios” para as pessoas com câncer, dentre eles a preferência no atendimento, direito ao atendimento especial em unidades de saúde e, ainda, o direito ao transporte da pessoa com câncer, comprovadamente carente, no sistema de transporte público coletivo intermunicipal por meio do passe livre, concedido e utilizado de acordo com condições descritas.

AQUI