Política

PAÇO DO LUMIAR – “A educação inclusiva”, por Dayse Rodrigues*

9 de setembro de 2015

ANA PAULA

O desfile cívico de Paço do Lumiar aconteceu no sábado, 05 de setembro, onde abordou o tema: “Família na escola”. A UEB Garrastazu Médici inovou apresentando uma baliza porta bandeira e um escudo deficientes auditivos, provando a importância que a educação inclusiva tem pra sociedade.

O desempenho da baliza Ana Paula provou a capacidade de uma pessoa com surdez superar seus limites. A mesma estava vestida de azul, fazendo uma alusão ao dia do surdo, onde a campanha Setembro Azul valoriza a comunidade surda. O azul simboliza para a comunidade surda o período da Segunda Guerra Mundial em que as PCD deviam usar uma faixa de cor azul fixada no braço, sendo identificados e mortos pelos nazistas, pois os surdos eram classificados como incapazes de contribuírem para a sociedade.


A belíssima apresentação da primeira baliza surda demonstra a capacidade deles desenvolverem seus projetos com autonomia e determinação.

A escola está desenvolvendo um projeto voltado para a campanha Setembro Azul, sendo todos os alunos e professores envoltos neste projeto.


Ana Paula recebeu apoio e estímulo de amigos e professores e fez uma bela apresentação. Estamos todos felizes e que a educação inclusiva seja vista como uma alternativa de inserir pessoas com PCD na sociedade…

*Dayse Rodrigues – Diretora

AQUI