Política

REDE MARANHÃO CONTRA AS DROGAS PARTICIPA DA EXPOEMA 2015

1 de setembro de 2015

 

Foi realizada no domingo (30/08) às 16:00, a palestra de abertura “A mulher e seus desafios enquanto vítimas das drogas” com a participação das palestrantes, Keila Araújo, Membro do diretório, Projeto Resgatando Vidas para Cristo, que trabalha com mulheres em situação de rua em São Luís; Claudia Gouveia, especialista em política para as mulheres e chefe do departamento de captação de recursos e ações estratégicas da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) e a professora Rosana Bordalo especialista em Educação Integral (UFMA) e Coordenadora do Comitê Gestor da Praça Gov. Jackson Lago – Cohatrac, onde foram acentuadas as problemáticas e dificuldades envoltas à participação da mulher no mundo das drogas. Dessa dialética foi acordado a criação de um documento apresentando um diagnóstico e algumas estratégias na melhoria e funcionamento das Comunidades Terapêuticas (CT) no Maranhão com ênfase ao gênero que será entregue a Secretaria da Mulher, Laurinda Pinto para conhecimento do Governador Flávio Dino.

É importante saber que a dependência química é considerada uma epidemia global que age não só nos centros urbanos, mas agora também nas zonas rurais, ribeirinhas e até nas tribos indígenas. A droga não escolhe nem restringe classe social, etnia, cor, sexo. No Maranhão só na capital São Luís, mais de 30 mil pessoas sofrem deste mal. Imaginem então quantas famílias não padecem com seus entes queridos.
Pensando em como diminuir distância entre as Comunidades Terapêuticas (CT) que atuam cuidando de pessoas dependentes e estas pessoas e suas famílias, que nasceu a REDE MARANHÃO CONTRA AS DROGAS (RMCD). Ela atua na orientação e principalmente no fortalecimento das CTs, voluntários e órgãos com o comum objetivo de prevenção, tratamento, pós tratamento e combate relativos à questão das drogas no Maranhão.

Segundo Erisson Lindoso, presidente da RMCD, é um grande privilégio participar do evento que possui a cara da família maranhense. O resgate que a 59ª edição está fazendo ao evento já faz digna de aplausos. Ter chamado a entidade para participar só vai fortalecer as ações no enfrentamento as drogas e com isso salvaguardando o verdadeiro papel da família maranhense no cuidado e proteção dos seus pares.

A REDE MCD participa da EXPOEMA 2015 até o dia 08/09 com uma série de palestras e workshops durante as tardes em seu espaço e no galpão de stands será exposto os trabalhos artesanais produzidos nas CTs. Estes trabalhos vão desde criação de utensílios produzidos a partir de materiais reciclados até tijolos e produtos de limpeza.

Várias CTs e Instituições presentes nas palestras são: Federação Norte Nordeste das Comunidades Terapêuticas (FENNOCT) com o presidente, Célio Luiz Barbosa; o juiz da 2ª Vara de Execuções Penais, Fernando Mendonça; Instituto Lugar de Ajuda de Imperatriz; a Secretaria de Segurança Penitenciaria (SEJAP); Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC); Conselho Municipal Antidrogas (COMAD-SLZ); Movimento Nacional de População de Rua; Rede Nacional Evangélica de Assitencia Social (RENAS); Setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Município; Instituto Vida e Saúde (IVS); Instituto Cidadania Ativa; Instituto Fé e Obra Comunidades Terapêuticas Monte Taebor; Missão Acorda Juventude; Centro Terapêutico do Maranhão (CTM); Leão de Judá; Casa de Davi; Nova Vida; Renascer; CRER; Ágape; Ágape Feminino; Monte Horebe; Vida Melhor entre outras.

AQUI