Política

Sindeducação recebe denúncias – Escolas se encontram em situação de abandono

7 de agosto de 2015
Sindeducação recebe denúncias, Escolas se encontram em situação de abandono

Já não é uma surpresa, tão pouco novidade, que a educação municipal não anda bem das pernas. O sucateado do sistema na educação pública municipal clama a plenos pulmões por melhorias e por atenção. Contudo, o que se tem visto é o acomodamento de seus gestores, em manter as coisas do jeito que estão.

Muitas foram as denúncias que chegaram ao longo do mês de julho ao sindicato, acerca das precárias condições de nossas escolas. O Sindeducação, por sua vez, no pleno desejo de ver a educação ser tratada de maneira séria e comprometida, tem combatido a inércia e a falta de zelo daqueles que primam pelo descaso.

Dentre as várias denúncias recebidas, está a UEB Pedro Marcosine Bertol, situada no bairro do Jaracaty. De acordo com a denúncia, a escola se encontra em lamentável situação de abandono e os alunos que lá estudavam, foram transferidos para o CE Nerval Lebre Santiago, no bairro da Camboa. A sociedade questiona o secretário de educação Geraldo Castro, como ficará a situação da escola e até quando ela permanecerá abandonada.

O anexo da UEB Henrique De La Roque Almeida, UEB Menino Jesus de Praga, localizada no bairro da Vila Embratel, a realidade também não é diferente. O Sindeducação já esteve na escola em maio deste ano, e constatou diversos problemas estruturais. A escola precisa de reformas nos banheiros, troca do piso e dos armários, substituição da caixa d’água, manutenção da rede elétrica, restauração do forro e ventilação. Na ocasião, o secretário Geraldo Castro ouviu a indignação de pais, alunos e professores da escola e se comprometeu em atender as reinvindicações, mas, tudo continua da mesma maneira. Ainda de acordo com a denúncia, as crianças não têm livros didáticos, a reclamação sobre a água consumida, assim como a reclamação sobre a merenda escolar.

Diante de todas essas problemáticas, a categoria de professores não se cansará de reivindicar melhorias nas estruturas e qualidade de ensino nas escolas. Não será a inércia de uma má gestão que apagará o desejo e o sonho de ver a educação do nosso município recebendo os investimentos que merece receber. A atual gestão do prefeito Edvaldo Holanda e do seu secretário de educação Geraldo Castro, precisam se conscientizar de que a educação precisa ser tratada com compromisso e responsabilidade.

A prefeitura diz que tem feito muito pela educação, contudo, a categoria de professores anda se perguntando, onde estão essas melhorias? Completando o imbróglio, se de fato a prefeitura tem trabalhado pela educação, então por que a sociedade tem feito tantas denúncias do marasmo na educação pública de São Luís? O Sindeducação continuará acompanhando e cobrando por uma educação de qualidade.

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI