Esporte

Inscrição para Enem termina nesta sexta; taxa tem de ser paga até quarta

5 de junho de 2015

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam hoje, e até o início da tarde de ontem a adesão estava aquém do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o último balanço divulgado pela pasta, até as 10h de ontem 5,8 milhões de estudantes estavam inscritos. A expectativa do MEC é de nove milhões de candidatos para a edição do Enem neste ano. A inscrição é feita pela internet, no portal enem.nep.gov.br.

Foto: Agência Brasil

O candidato precisa ter em mãos seu RG, o número do seu CPF e um endereço de e-mail pessoal. Neste ano, o mesmo endereço de e-mail não poderá ser usado em mais de uma inscrição no exame. É necessário informar também um número válido de telefone fixo ou de celular. As provas serão realizadas no fim de semana de 24 e 25 de outubro.

São isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. O restante dos participantes deve pagar a taxa de inscrição até as 21h59 do dia 10 de junho.

Neste ano, a taxa subiu de R$ 35 para R$ 63. O boleto bancário é criado na opção Gerar GRU. A página será aberta em uma outra janela, por isso é preciso habilitar a abertura de pop-ups no navegador. Caso a taxa não seja paga, a inscrição do candidato será cancelada.

A nota do Enem é usada como seleção de alunos de 115 instituições públicas de ensino. Também é critério para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Uma das mudanças do Enem 2015 é a possibilidade dos candidatos que sejam travestis ou transexuais poderem usar o nome social. A inscrição deve ser feita normalmente. Depois, entre 15 e 26 de junho, eles devem encaminhar, pela internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido. A possibilidade foi criada em 2014, porém era preciso solicitar o uso por telefone.

Quando o Enem é utilizado
Fies: A partir deste ano, para ter direito ao financiamento, os estudantes precisam ter a nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Sisu: Usa as notas do exame para fazer a seleção de ingresso nas universidades. Ao todo, 115 instituições públicas estão habilitadas no sistema.

Prouni:  O programa oferece bolsas integrais ou parciais para estudantes em instituições particulares. Para ter acesso à bolsa, é necessário ter, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação.

Pronatec: Oferta cursos de educação profissional e tecnológica. Os estudantes precisam se cadastrar no site do Sisutec, que usa as notas do exame.

Ciências Sem Fronteiras:  Para os estudantes que vão se inscrever na modalidade graduação-sanduíche, é necessário ter nota igual ou acima de 600 pontos.

Certificado do EM: Com a nota é possível obter a certificação de conclusão do ensino médio.

 

AQUI