Esporte

Paço do Lumiar: Semdes e Senac formam nova turma do Pronatec

14 de março de 2015

Receberam os certificados do curso profissionalizante de corte e costura, 14 mulheres da comunidade de Zumbi dos Palmares, durante solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (13), na Casa do Trabalhador de Paço do Lumiar. Prestigiaram as formandas, o prefeito de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR), a secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, a docente de Comunicação Social do Senac, Adriana Gomes e o coordenador da Casa do Trabalhador, Ronilson Botelho.

_MG_2347

Na oportunidade, as costureiras expuseram as peças de vestuário e descreveram com entusiasmo​ do momento. “O curso foi muito importante para todas nós, pois aprendemos o passo a passo da costura. Hoje sou uma profissional, agradeço imensamente a oportunidade dada pela prefeitura e à dedicação da instrutora do Senac”, contou a costureira Maria das Graças Martins, 40.

Para Ivone Oliveira, da Semdes, a formação de mais uma turma do Pronatec representa sonhos se materializando, fruto de uma parceria de dois anos entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e instituições de ensino profissionalizantes. “A conclusão dos cursos representa etapas vencidas contra o desemprego e a dependência, principalmente das mulheres. Hoje elas saem daqui com a certeza que um leque de oportunidades dentro do próprio município começará a se abrir, com a conquista da própria renda”, ressaltou a secretária.

De acordo com Adriana Gomes, representante do Senac, este é o início de uma nova etapa, um recomeço para as costureiras. “O sentimento que nos remete ao ver cada peça produzida, é de emancipação, autoestima e liberdade de cada mulher. Além de ensiná-las técnicas da profissão, nos preocupamos em desenvolver em nossos cursos, uma metodologia voltada ao empreendedorismo, para que tenham subsídios para entrar e se manter no mercado competitivo de trabalho”, frisou.

O prefeito Josemar destacou o incentivo da sua gestão para a qualificação profissional, uma vez que o município de Paço do Lumiar registrou, entre os demais da região metropolitana, o maior desenvolvimento econômico dos últimos anos.

“Já contabilizamos mais de mil pessoas formadas e muitas dela no mercado de trabalho por meio do Pronatec e as parcerias. A educação e a qualificação profissional é um investimento que o poder público mantém em compromisso com os luminenses.”, concluiu o prefeito.

AQUI