Política

Professor Marco Aurélio destaca implantação do IEMA

5 de fevereiro de 2015

 

O deputado Marco Aurélio (PCdoB) destacou, na sessão desta quarta-feira (4), a atenção que o governador Flávio Dino (PCdoB) está dando à educação, em especial, à criação do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

 

Marco Aurélio disse que no primeiro mês o governador teve uma agenda intensa de produtividade, mas que a bandeira da educação foi maior, com a inclusão da juventude.

Outro ponto destacado pelo deputado do PCdoB foi o programa de governo que contemplava a criação das universidades regionais. “O IEMA traz justamente um aparelhamento do sistema público de educação estadual para focar na nossa juventude. Eu acompanho o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desde quando era CEFET e vejo a oportunidade que o jovem tem quando se prepara com um curso técnico, quando se profissionaliza, as oportunidades que ele tem no mercado de trabalho aumentam”, afirmou.

 

De acordo com o parlamentar, o ensino médio, por si só, não traz diferencial, mas, agora, com a qualificação profissional a mão de obra da juventude se destacará. “A qualificação valoriza, dá entrada do jovem no mercado de trabalho e, consequentemente, a profissionalização, já até deixa as oportunidades para ele adentrar no ensino superior naquela mesma área, o que é muito salutar”, explicou.

 

Em aparte, o deputado Bira do Pindaré (PSB), futuro secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, e, quem vai comandar as diretrizes do governo para a área do Iema, concordou com as declarações do colega de plenário e afirmou que essa é uma das medidas mais importantes do Governador Flávio Dino. “Eu também que sou oriundo das escolas públicas, estudei na Escola Técnica Federal do Maranhão, e se não fosse a minha passagem pela Escola Técnica talvez nem estivesse sentado aqui nesta cadeira. Então, para nós de origem pobre, de origem humilde, de pessoas que têm pouca oportunidade, você ter uma rede de educação profissionalizante é fundamental e indispensável e, por incrível que pareça, não existia no Estado do Maranhão”, lembrou.

 

Em seguida, o deputado Marco Aurélio tratou também das universidades regionais que o governo pretende criar. O parlamentar assegurou que elas são necessárias e que precisam ser bem estruturadas.

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI