Política

Para quem duvidou do Blog: Graça privado é empossada secretária de educação de Paço do Lumiar

14 de janeiro de 2015

Prefeitura comemora os 54 anos anos de Paço do Lumiar com inaugurações e entrega de benefícios à população 

leia também: EXCLUSIVO >> Graça Privado é a nova secretária de educação de Paço do Lumiar

O município de Paço do Lumiar amanheceu em festa nesta quarta-feira (14), em comemoração aos 54 anos de emancipação política. Uma programação festiva foi realizada pela prefeitura para marcar a data. Pela manhã foi realizada a solenidade de hasteamento das bandeiras pelos chefes do executivo e do legislativo, acompanhado da execução dos hinos Nacional, do Maranhão e de Paço do Lumiar, pela Corporação Musical “La Roque” e participação dos alunos da U.E.B Leda Tajra e UEB Tácito Caldas.

Após a abertura, o prefeito Josemar Sobreiro (PR), acompanhado pelo vice-prefeito, Marconi Lopes, secretários, membros do Legislativo Municipal e servidores públicos, deu o pontapé inicial para o torneio feminino de futebol de campo.

Na Praça de Nsª da Luz, idosos aguardavam no stand da Superintendência de Previdência Social (PrevPaço), para a entrega oficial, pelo prefeito, das carteiras aposentados. O cartão, pela primeira vez entregue aos aposentados do município, garante benefícios, entre eles, viagens interestaduais.

De acordo com o superintendente. Luis Henrique Melo, o órgão vem dando celeridade nos processos de aposentadoria dos servidores municipais, resgatando toda a documentação dos trabalhadores.

Dona Aparecida de Fátima (54), moradora da Sede, foi uma das beneficiadas. Servidora há mais de 30 anos, ela contou sua história sofrida de vida e a realização de um grande desejo: aposentar-se. “O sonho da minha vida era me aposentar. Agora eu consegui”, comemorou.

SAÚDE – A comitiva deu prosseguimento a uma série de atividades, como a entrega de um automóvel 0 Km. O veículo será utilizado na área da saúde, para otimizar o programa do Governo Federal “Melhor em Casa”. Paço do Lumiar foi o primeiro município maranhense a implantar o programa, que visa minimizar o tempo de internações dos pacientes, tendo como consequência a abertura de novos leitos para outras pessoas.

Mais de 80 famílias são atendidas por uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e psicólogos, nas suas próprias residências.

O secretário municipal de Saúde, William Rios, destacou avanços na saúde, como a construção de duas Academias da Saúde, o andamento da construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o controle de infestação da Dengue, e a compra de equipamentos para o Centro de Especialidades e Diagnóstico (CED).

Para Josemar Sobreiro, os investimentos realizados valorizam os luminenses e frisou, que a sua gestão trabalhará por mais melhorias para o município. “Continuaremos com intervenções em várias áreas. Tenho ao meu lado uma equipe honesta que está moralizando a política em nossa cidade. Realizamos obras de desenvolvimento urbanístico, concluímos avenidas, inauguramos unidades de saúde e reformamos escolas. Os próximos anos serão de muito mais trabalho”, afirmou o prefeito.

A comitiva percorreu a cidade vistoriando as obras de construções das quadras poliesportivas nas Vilas Cafeteira e São José, que devem ser entregues num prazo de três meses e atenderá a demandas das escolas da região e comunidade com a oferta de atividades voltadas ao esporte e lazer.

No conjunto Maiobão, foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal, a primeira da cidade. Além de autoridades locais, participou, também, da entrega do prédio, a diretora da Biblioteca Estadual Benedito Leite, Aline Carvalho, que doou mais de cem títulos. “Com a implantação desta biblioteca, o prefeito Josemar realiza uma política pública, porque Biblioteca é um direito de todo cidadão”, afirmou a diretora.

Posse – Na oportunidade, o prefeito Josemar empossou a nova secretária de Educação, Maria da Graça Privado. Educadora a mais de trinta anos, Graça Privado já foi vereadora do município, nesta gestão, foi secretária adjunta de Cultura, e tem um importante trabalho educacional no município, além de ser membro da Academia Luminense de Letras.

“A educação tem avançado e venho a somar e fortalecer. A determinação do prefeito é melhorar os indicadores do IDEB e juntos somaremos para esta finalidade. Quem ganha são  os luminenses”, destacou.

Além da biblioteca, a Prefeitura entregou a Sala de Promoção da Igualdade Racial, coordenação recém-criada que fará junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a gestão de políticas públicas voltadas à erradicação das desigualdades de raça, credo e religião, e dessa forma, fortalecerá e promoverá a unidade social e cultural.

À tarde foram realizados diversos eventos esportivos e culturais. A programação contemplou um forneio de futebol society e também, um campeonato de Skate e shows de bandas gospel, no Viva Maiobão.

Na sede de Paço do Lumiar, a comunidade católica realizou a tradicional Missa em Ação de Graças e o corte do bolo, com a presença de moradores e autoridades do município. O encerramento da festa ficou com a apresentação especial dos amos de bumba-meu-boi de Paço do Lumiar e show das bandas Reprise, Forrozão Esfreguedance e Forró Ostentação.

IMG_7638 IMG_7618 IMG_7588 IMG_7513 IMG_7499 IMG_7472 IMG_7384 IMG_7360 IMG_7307 IMG_7201 IMG_7171 IMG_7155 IMG_7053 IMG_7033

 

AQUI