Política

Taxistas cobram bandeira 2 a qualquer hora do dia durante todo o mês de dezembro

2 de dezembro de 2014

 A partir de hoje, todos os taxistas de São Luís passarão a cobrar bandeira 2 a qualquer hora do dia. Os usuários do sistema de transporte terão de pagar mais caro pelas corridas no último mês de 2014. De acordo com a lei de número 5.881, ficou determinado que do dia 1 até o dia 31 de dezembro fica liberado o uso da bandeira 2 para garantir o 13º salário dos taxistas. O aumento, autorizado por decreto municipal desde o dia 30 de setembro de 2014, tem a intenção de beneficiar financeiramente a categoria, que, diferente de outros trabalhadores, não é contemplada com um salário a mais em dezembro.

img_automaistaxi
Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de São Luís, Raimundo Renato Medeiros da Silva, essa medida chega para auxiliar na renda dos taxistas filiados ao sindicato e em outras extras que surgem no fim do ano. “O valor adicional vai ajudar toda a nossa classe a arcar com a grande e desgastante demanda de serviço que temos nos finais de ano. Por causa dos grandes engarrafamentos e o fluxo maior de automóveis nas principais avenidas de São Luís, o calor aumenta e se torna essencial o uso do ar-condicionado, sem contar com o aumento da gasolina e dos reparos em nossos carros.”, explica Renato.

O valor da bandeira 2 , que custa R$ 2,40 em São Luís, é aplicada aos sábados, a partir das 14h e dura até as 6h de segunda-feira, assim como nos feriados. “O taxímetro multiplica o valor da bandeira pela quilometragem e adiciona o valor da bandeirada. Em dezembro, o que muda nesse cálculo é apenas o valor da bandeira”, comenta o presidente do sindicato. Já para a gerente de loja Marlúcia Figueiredo, esse aumento acaba fazendo com que as pessoas usem menos o sistema de táxi. “Gosto de usar o táxi para me locomover em urgências, mas com esse aumento fica mais difícil usar constantemente esse sistema.”, comenta Marlúcia.

Devido ao preço estipulado por tabela, os grupos de táxi que atuam na rodoviária, aeroporto e no Porto do Itaqui-Bacanga não participarão do sistema de uso em tempo integral da bandeira 2. Atualmente existem 2.011 taxistas credenciados e funcionando legalmente para explorar o serviço em São Luís. Porém, segundo as estimativas do sindicato que representa a categoria, o número de veículos irregulares funcionando no final do ano aumenta a ponto de equiparar-se a quantidade de táxis registrados no sindicato.

AQUI