Política

DAEE de Paço do Lumiar participa de curso em Inclusão Escolar e Acessibilidade

27 de outubro de 2014

Técnicos da Divisão de Atendimento Escolar Especializado da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (DAEE) participaram no período de 20 a 25, deste, do curso em “Inclusão Escolar e Acessibilidade”, ofertado pela PLANED Consultoria e Treinamento, com o apoio da Universidade Federal do Estado do Maranhão, no auditório do SESC Olho D’Água.

Curso Inclusão e Acessibilidade

O curso foi ministrado pelo professor doutor, Romeu Sassaki, assistente social e ativista no movimento da pessoa com deficiência, que considerou a linearidade entre a inclusão e a acessibilidade.  “Uma boa inclusão escolar não pode abrir mão da acessibilidade, no ponto de vista técnico e legal, levando em consideração a legislação para ambientes, programas e atividades que envolvam pessoas com deficiências.”, disse.

Ele ressaltou ainda, que o Brasil e os demais países estão mobilizados para que, de fato, consigamos oferecer uma educação inclusiva, apesar de se tratar de uma tarefa muito complexa, mas não impossível. “Já existem escolas adaptadas fisicamente, com princípios, requisitos e fundamentos essenciais para que essa nova inclusão seja efetivada”, contou Sassaki.

A coordenadora da DAEE, professora Rosane Ferreira, definiu o curso com uma oportunidade para que os gestores públicos reúnam subsídios para o desenvolvimento de um trabalho de cunho significativo para os municípios brasileiros. “A equipe técnica da Divisão se fez presente no curso com a perspectiva de agregar todas as condições de formação necessárias para estarmos melhorando o desenvolvimento dos trabalhos de salas de recursos e das escolas de modo geral”, enfatizou Rosane.

Participaram também do curso, profissionais de diversas áreas, como arquitetos, engenheiros, psicólogos, fonoaudiólogos, e outros, que desenvolvem serviços e atividades relativas ao atendimento à pessoa com deficiência no âmbito da educação.

AQUI